Início » Arquivos » Celular » Seu iPhone caiu? A Apple vai saber

Seu iPhone caiu? A Apple vai saber

Avatar Por

Sabemos que o pedido de registro de uma patente nem sempre quer dizer que o produto ou método registrado será fabricado ou desenvolvido. O iPod com dupla tela, por exemplo, nunca saiu. O iPhone com videoconferência também está só na imaginação por enquanto. Mas quando se trata de uma tecnologia que pode salvar alguns milhares de dólares à companhia, a probabilidade dela se tornar real é elevada.

circuitoabuso

Novo circuito interligado aos sensores (+)

É o caso desta patente que foi requerida pela Apple em 1º de fevereiro de 2008 e hoje recebeu algumas adições. O objeto central dela é um “método e sistema para detecção de abuso por consumidores”. As novas imagens evidenciam a presença de um dispositivo chamado “Abuse Detection Circuitry” (ou circuito de detecção de abuso, em tradução livre). Segundo a patente, esse chip gravaria numa memória específica toda vez que o aparelho em que ele estiver instalado sofrer uma queda ou um líquido for derramado ou se a temperatura for elevada demais. Cada um desses sensores enviará uma informação específica para o circuito.

Ele, porém, não vai servir apenas para resolver problemas com a garantia, mas também como dispositivo de segurança. Caso ele detecte que um dos componentes eletrônicos ligados encontra-se em mal funcionamento, o chip poderá desligar totalmente o dispositivo, minimizando o dano e podendo evitar potenciais explosões envolvendo a bateria. Ele funcionaria quase que exatamente como as caixas-pretas de aviões, que gravam dados sobre o estado da areonave em caso de pane.

A Apple já inclui um indicador de imersão em líquidos em seus iPhones, MacBooks e outros aparelhos que fabrica. Ele também está presente e é visível em alguns modelos de celulares da Nokia e Motorola: é aquele ponto branco que fica atrás da bateria. Ele fica vermelho caso entre em contato com a água ou qualquer outro tipo de humidade e é irreversível. E nesse caso, a garantia é invalidada. [AppleInsider / Obrigado ao Allen pela dica]

Comentários

Envie uma pergunta