Twitter sai do ar e produtividade mundial sobe 150%; eventos possivelmente relacionados [atualizado]

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 6 dias
twitterdown

Um novo período de downtime tomou conta dos servidores do Twitter na manhã de hoje. O serviço de mensagens curtas já está fora do ar há mais de 1 hora e 28 minutos, de acordo com o Pingdom. Segundo um post no blog de status, eles já detectaram que o site está fora do ar e estão verificando qual a causa. Se fosse só o usual excesso de usuários, a fail whale apareceria, mas nem ela deu as caras até o momento.

Esse é, até o momento, o terceiro segundo maior período de tempo que o Twitter já ficou fora do ar durante o ano. Os primeiros são de 3 horas e 18 minutos em maio e 2 horas e 8 minutos em junho. No total, ele já ficou com acesso indisponível durante 8 horas e 20 minutos. Os dados são todos do Pingdom. Para aqueles ansiosos pela volta do serviço, usem uma dessas duas páginas para verificar quando ele estiver acessível novamente: Is Twitter Down e Down For Everyone or Just Me.

Junto com ele, saiu do ar também o LiveJournal, serviço similar ao Blogger. E segundo comentários no blog TechCrunch, o Facebook está ruim das pernas também. Esse post será atualizado com detalhes assim que mais informações estiverem disponíveis. [Com TechCrunch]

Às 10:37 Twitter estava fora do ar.

Atualização: O LiveJournal voltou ao ar e o post no blog de status do Twitter recebeu mais informações. Segundo ele, o serviço está sofrendo um ataque de negação de serviço conhecido como DDoS. Não há informações de onde ele está partindo. Saiba mais sobre como esse ataque ocorre aqui.

Atualização 2: O blog de mídias sociais Mashable especula que o Facebook está tendo problemas de conexão com sua base de dados por causa do número de usuários que não conseguem acessar o Twitter e pulam pra outra rede social no lugar.

Atualização 3: Uma nova atualização foi publicada no blog de status e diz que o site já está de volta ao ar. Entretanto, testei vários meios de acessá-lo (via web, Tweetie e Twhril) e nenhum deles mostrou sinal de vida. O serviço já está fora do ar há mais de 2 horas e 15 minutos, fazendo deste o segundo maior período de tempo que o Twitter já ficou inacessível no ano.

Atualização 4: As chamadas para a API do Twitter foram restauradas, então já é possível ver os últimos tweets, respostas e mensagens diretas através de aplicativos de terceiros. Já o site permanece fora do ar.

Atualização 5: Todos os meios de acesso ao serviço parecem já estar restaurados. Vez ou outra acontece um erro devido ao ataque DDoS, que continua a ocorrer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados