Holografia sensível ao toque evidencia que o futuro finalmente chegou

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 9 mins

A SIGGRAPH é uma conferência que ocorre desde 1974 e usa uma sigla cujo significado é interessante: Special Interest Group on GRAPHics and Interactive Techniques, que pode ser traduzido para Grupo Especial de Interesse em Técnicas Gráficas e Interativas. É nessa conferência anual que milhares de profissionais da área de tecnologia de todo o mundo demonstram novos meios de interação e quebram paradigmas de interface ao mesmo tempo. Às vezes, até copiam efeitos especiais de filmes.

A interface usada por Tom Cruise em Minority Report, por exemplo, passou da categoria “efeito especial impossível” para “tecnologia emergente”. E sim, muitas outras tecnologias similares à do filme já foram desenvolvidas e demonstradas, mas o que é interessante sobre essa em particular é que ela não depende de uma superfície plana para funcionar.

A holografia é criada usando um espelho côncavo e uma tela de LCD. A interação com esses objetos holográficos, antes inexistente, se tornou possível através de um sistema de feedback que utiliza ondas de ultra-som para causar a impressão de toque na mão da pessoa que está usando a interface.

Batizada de “Holografia Tocável” (aparentemente não havia nome melhor), essa tecnologia foi desenvolvida por uma equipe liderada por Hiroyuki Shinoda, da universidade de Tóquio. Segure seu queixo e assista abaixo ao vídeo da demonstração gravado antes da conferência.

Várias outras tecnologias emergentes podem ser conferidas no site do SIGGRAPH. Eu garanto que você vai se sentir como se estivesse no ano 2150 ou o Tecnoblog dará o seu dinheiro de volta. [Slashdot]

Receba mais sobre Holograma na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados