on2

O Google anunciou hoje a compra da On2, companhia de compressão de vídeo. A empresa é a fabricante de vários programas de compressão, como Flix Pro e Flix Engine, usados por indivíduos e companhias que precisam codificar vídeos sem perda de qualidade. Dentre as empresas que licenciam essas tecnologias, estão a Adobe, Skype, Sony e Nokia. Para se ter uma idéia da tecnologia desenvolvida pela On2, o codec de compressão de vídeo Ogg Theora, antes de virar open-source, era conhecido como VP3, codec proprietário criado por ela.

A compra, segundo um anúncio no blog oficial do Google, visa melhorar o vídeo na web. “Por passarmos muito tempo trabalhando para melhorar a experiência na web para usuários, achamos que a tecnologia compressão de vídeo deveria ser uma parte da plataforma web”, explicam Jeremy Doig, engenheiro diretor de vídeo e Mike Jazayeri, gerente de produtos. Eles também dizem que “não podem revelar planos específicos até que a compra seja finalizada”, mas é mais do que óbvio que muitas, se não todas, as tecnologias que eles acabaram de adquirir serão implementadas cedo ou tarde no YouTube.

De acordo com o press release, a aquisição será por troca de ações. Cada ação da On2 será convertida em 0,60 centavos de dólar em ações do Google, totalizando um gasto de 106 milhões de dólares na transação. Doig e Jazayeri ainda informam que o acordo ainda precisa ser aprovado por acionistas da On2 e também por agências reguladoras americanas, mas que esperam a conclusão da compra já no quarto trimestre do ano. [Com Techcrunch]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados