A Sony anunciou hoje que criou uma aplicação diferente para a tecnologia de sensores de câmeras. Chamado de SSKEP, ou Smart Skin Evaluation Program, ele serve para analisar a pele de uma pessoa e com isso detectar, por exemplo, possíveis pontos no rosto onde poderão aparecer manchas e espinhas futuramente.

A tecnologia consiste de três elementos. Uma fonte que emite luz em várias ondas, visíveis e invisíveis, na direção da pele, um sensor CMOS que captura os reflexos da ondas e um algorítimo que as analisa pixel por pixel.

As ondas visíveis batem na pele e refletem na direção do sensor CMOS, enquanto as invisíveis conseguem ir um pouco abaixo da camada da pele antes de refletir para o mesmo sensor. O resultado dessa captura é analisada pelo complexo algorítimo da Sony que, por sua vez, detectar com precisão e rapidez a textura, pigmentação, níveis de melanina e até manchas na pele.

Com esses dados em mãos é possível, por exemplo, prever qual área da pele está mais propensa a espinhas e manchas. Um dos resultados dessa análise foi mostrado pela empresa na imagem abaixo (infelizmente está tudo em japonês).

Segundo a Sony, há uma “ampla variedade de aplicações” para essa tecnologia, mas não disse exatamente quando ela vai estar disponível no mercado e em que forma. Mas é bastante seguro assumir que em breve os salões de beleza terão esses equipamentos.

Com informações: PCWorld.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
Pode ser também que criaram pra dermatologistas, pra eles ter um aparelho desse em seu consultório ajudaria muito em tratamentos :)
YanGM
LOL
Fer
Uma ótima aplicação é na prevenção e detecção precoce do melanoma (câncer de pele)!
Guilherme Macedo C.
Empresas japonesas são especialistas em não ter especialidade :P Eu mesmo já comprei uma caneta da Mitsubishi :)
Motomagx Noitatsyalp
Só faltou algum tipo de comparação com algum produto da Apple...
YanGM
Isso faz tanto sentido quanto o Google produzir pornô. É lucrativo? Sim, mas não tem NADA a ver com a empresa.
José Guilherme Silva
Hum bom! Vai demorar anos para chegar aqui no Brasil no idioma Português - Brasil!
Marcell Almeida
Simplesmente genial. Deve demora uns anos pra chegar por aqui por essas bandas. E se bem conheco a Sony, alem de demorar uns anos ela ainda vai lancar primeiro no Japao pra testar.
Everton Favretto
Olha, pra examinar pintas já existe uma "pistola" que tem uma câmera e fotografa ela pra análise. Mas ainda assim eu vejo potencial pra essa tecnologia da Sony.
Raph4
Começo bobinho, mas pode ter um fim nobre. Seria excelente (e possível lifesaver e ganhador de Nobel - ok, concorrente) se isso pudesse avaliar se "aquela pinta" é uma espinha, cravo, mancha de limão com sol ou um melanoma que requer uma visita urgente ao dermatologista. Mas, pensando no lado otimista, creio que isto seja apenas o começo e que estes "novos níveis" sejam atingidos num futuro não tão distante.
Vitor
Vai ver eles desenvolvem mais pra frente a partir disso uma ferramenta pra reduzir espinhas nas fotos, assim como tem redutor de olhos vermelhos.
viniciusghietti
Com o preço camarada da Sony 5ml por apenas 10 parcelas de 299,99 Isso mesmo eu disse 299,99!
Jorge Zugaib
Será porque a indústria de cosméticos é uma das que mais cresce no mundo?
YanGM
Agora vem a pergunta: por quê a Sony trabalhava nisso?
Emmanuel Carvalho
StartUp: Creme exclusivamente para espinhas que ainda não apareceram! XD