Já faz algum tempo que a Nokia se rendeu ao Windows Phone, abandonando o já antigo Symbian dos seus celulares. De fato, o acordo com a Microsoft começou em abril de 2011 e até agora rendeu vários modelos de celulares com o sistema. Mas a Nokia parece que vai tentar outra estratégia além dessa: um anúncio de emprego no LinkedIn indica possíveis aparelhos Android no futuro.

A vaga foi encontrada pelo Gizmodo UK e diz que a Nokia procura por engenheiros (isso mesmo, mais que um) para “desenvolver software embarcado baseado em Linux e drivers para hardware para nossos novos produtos”. E qual sistema operacional móvel é baseado em Linux e desenvolvido pelo Google? Pois é.

E não é como se fosse difícil implementar Android em um aparelho Nokia: em meados de maio desse ano um desenvolvedor conseguiu implementar o Android Ice Cream Sandwich em um Nokia N9. O Rafael Araujo, do site Nokiatividade, fez o teste e publicou o vídeo abaixo onde ele demonstra um N9 em dual-boot com Meego e Android.


(Vídeo no YouTube)

Além disso, a vaga diz que é preciso ter “experiência com tecnologia de celulares” e ser expert nas linguagens C, C++ e Java. A vaga é para a cidade de Sunnyvale, na California, onde a Nokia tem um centro de operações.

A teoria de que a Nokia está tentando alternativas ao Windows Phone já existe há algum tempo, mas essa é a primeira vez que vemos alguma evidência de que ela pode ser verdade. A Nokia, claro, não comenta rumores e especulações, mas eu não acharia estranho uma fabricante de celulares tentar todas as opções possíveis depois de quase dois anos apostando numa plataforma que não a fez crescer muito.

Atualização às 16:34 | Curiosamente, a Nokia tirou do ar a oportunidade publicada no LinkedIn. Será que estava com medo da Microsoft ver?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Father S
galaxy y usa android 2.3 e agora com o novo Android 4+ Kitkat poderá rodar fluido com apenas 512mb de ram usando um processador single core.
Father S
realmente.. windows phone é uma piada se comparado ao Android e iOS =D
zeferinocristovao
Uso de vez em quando no meu N900, uso Dualboot para altermar de maemo para android: http://youtu.be/FN28GmNGGk0
João Carlos
a nokia android vai ser otimo
Tiago Jackson
toma que a nokia adote o sistema da google mesmo mais que todos os aparelhos sejaão igual lumia tendo potencia pra suporta o sistema operacional que não seja igual galaxy y
Felipe Rodrigues
android nao presa windows fone 8
jhosnetowow
Oba agora eu quero um ,tomara que seja restitente,dure bateria e tudo mais da nokia!
Guilherme Macedo C.
Tizen é da Fundação Linux
Sias
Kkkkkkkk....se a Nokia partir para o Android os fan-boys vão surtar....Tem cara que se julga acionista dele...vai acabar se enforcando.
Daniel Dias
triste :'(
Daniel Dias
Concordo, acho que é o Meego
Daniel Dias
Não faz sentido, a nokia poderia facilmente incentivar o uso dos seus mapas, além disso eu não sei de onde veio a loucura de exclusividade com a M$, na minha opinião de merda(e de quase todo fã de tecnologia, desenvolvedor, programador, a maioria dos fãs da nokia e mais um monte de gente por ai) o android é um sistema 10x melhor q o wp...
Daniel Dias
WOHOOO!!! Isso ae :)
Arthur Amorim
Por favor tecnoblog, ja que postou sobre o rumor, poste de novo desmentindo. Obrigado.
Arthur Amorim
Rumor acabado! Parem de chorar por um Nokia com Android... http://wmpoweruser.com/nokia-officially-put-end-to-nokia-android-rumours/
Exibir mais comentários