HTC HD2, lançado em 2009, consegue rodar Windows Phone 8

Smartphone da HTC tem processador de 1 GHz e 448 MB de RAM

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O HTC HD2 é um smartphone que se recusa a morrer. Ele foi lançado em 2009 com Windows Mobile 6.5 e possui um hardware até fraco nos dias de hoje, mas já foi capaz de rodar vários sistemas operacionais, desde Android e Windows Phone 7 até Windows XP e Ubuntu — o desempenho não é aquelas coisas, mas deu certo. Agora, o aparelho foi modificado para executar o Windows Phone 8.

As fotos do HTC HD2 rodando o Windows Phone 8 foram divulgadas por um membro do Dark Forces Team, um grupo bastante conhecido. Em janeiro de 2011, eles conseguiram instalar o Windows Phone 7 no aparelho, com vários recursos funcionando bem — era possível fazer chamadas, enviar SMS, tirar fotos, filmar em HD, sincronizar dados com o Zune e fazer várias outras tarefas. Não há muitos motivos para duvidar do trabalho deles.

HTC HD2 não morreu

Como foram divulgadas apenas fotos estáticas, sem muitas informações adicionais, não sabemos se o Windows Phone 8 está rodando decentemente em um hardware antigo. Uma das imagens mostra que o aparelho está no modo avião, então talvez ainda não seja possível fazer ligações ou conectar-se a uma rede de dados, algo que pode (ou não) ser consertado no futuro.

Outro detalhe é que o Apollo possui um sistema de criptografia baseado no BitLocker, que protege os arquivos do Windows Phone 8 e depende de um chip ausente no HTC HD2. Na teoria, isso dificultaria ou até inviabilizaria a instalação do Apollo através de meios não oficiais. Parece que a proteção foi quebrada, mas ainda não está claro como isso foi possível.

Como o Windows Phone 8 conseguiu ser executado em um aparelho de 2009, agora há uma pontinha de esperança de que o seu smartphone com Windows Phone 7.5 receba uma ROM do Apollo num futuro próximo, assim como já acontece no mundo do Android, onde os aparelhos abandonados podem receber ROMs alternativas, como o CyanogenMod. Nada garantido, claro.

Com informações: wpcentral.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados