Início » Arquivos » Telecomunicações » Governo sírio nega ter desligado internet (mas evidência mostra o contrário)

Governo sírio nega ter desligado internet (mas evidência mostra o contrário)

Avatar Por

Na manhã de ontem a Síria se tornou o primeiro país a se desligar por completo da internet, perdendo também comunicação por telefone e ficando assim completamente isolado do mundo. A primeira suspeita é de que o governo sírio teria desconectado o país, algo que foi negado pelo ministro da informação pouco depois que culpou um ataque terrorista. Mas segundo informações do Cloudflare, isso é pouco provável de ter acontecido.

Segundo informações do Cloudflare, a teoria de ataque terrorista cai por chão porque seria necessário cortar quatro cabos simultaneamente para que a internet fosse desligada como foi.

Para demonstrar o desligamento acontecendo, o Cloudflare usou seus servidores de monitoramento de redes para gravar um vídeo mostrando as rotas para a Síria sendo desativadas uma a uma. Apesar da triste situação do país, o vídeo deve ser interessante para geeks que curtem redes de computadores. A Síria é representada pelo ponto vermelho.

Google e Twitter ajudam na comunicação

Quando a população do Egito teve parte da internet desligada pela primeira vez, há pouco menos de dois anos, o Google lançou em conjunto com o Twitter um serviço chamado Speeak2tweet, que permitia que eles ligassem para um número e deixassem uma mensagem de voz que seria publicada em um perfil no Twitter. Esse serviço foi reativado para o blecaute na Síria.

Quem ainda tiver acesso a um telefone que funcione pode deixar informações ligando para os números publicados nesse tweet. As mensagens são publicadas no perfil @speak2tweet e estão disponíveis para qualquer pessoa ouvir.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sauron
É por isso que eu amo a Internet, nela as mentiras não duram muito tempo...