Outlook.com terá chamada em vídeo com Skype e “Arquivar”

Microsoft promete próxima atualização para 3 de dezembro

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 3 horas

São Paulo – O Tecnoblog apurou que a próxima atualização do Outlook.com, mais novo serviço de email da Microsoft, terá uma novidade bastante interessante: chamadas em vídeo com tecnologia do Skype, aquela empresa de VoIP que a MS comprou por alguns bilhões de dólares. Só não sabemos quando a tecnologia entrará em vigor.

A informação vem de Eduardo Indacochea, responsável por marketing das divisões de Outlook.com e da plataforma de cloud SkyDrive. O executivo esteve em São Paulo para uma demonstração do serviço de email e não quis dar uma data para a integração com o VoIP, mas tudo nos leva a crer que deve chegar nas próximas semanas.

Diversos serviços têm integração com serviços populares, dentre eles o Facebook e o Twitter, além do próprio Skype. Indacochea diz que provavelmente será necessário instalar um plugin para rodar o recurso. Mais ou menos como acontece com a integração do Gmail baseado na web com a ferramenta de Hangout do Google+ para conversar com os amigos.

Recurso de arquivar vai aparecer naquela barra no topo do Outlook.com
Recurso de arquivar vai aparecer naquela barra no topo do Outlook.com

Outra novidade , o recurso de “Arquivar” simula interação que existe no Gmail desde… desde… desde que o Gmail foi criado. Porém, funciona mais como o ato de mover a mensagem para uma pasta anteriormente definida pelo usuário. Na demonstração, o executivo configurou para que o “Arquivar” colocasse a mensagem aberta na pasta “Newsletter”. A Microsoft começa a promover o Outlook.com em 3 dezembro e recursos como “Arquivar” ficarão disponíveis nas três semanas posteriores a essa data.

Testes na redação mostraram que, por enquanto, nada de “Arquivar” no Outlook.com. Muito menos o chat em vídeo com Skype. Confirmamos com a Microsoft que a chamada em vídeo funcionará de conta Microsoft para conta Skype.

A partir de 3 de dezembro os usuários que acessarem o Hotmail (webmail antigo da Microsoft) receberão uma mensagem perguntando se querem migrar para o Outlook.com. A Microsoft não divulga a data em que o moribundo Hotmail deixará de existir. Já vai tarde, de qualquer forma. A interface do Hotmail é antiquada para o uso que temos hoje em dia. Engenheiros da MS tanto reconhecem esta minha opinião que redesenharam o serviço de webmail do zero com uso de muito HTML5 e visual bem mais clean.

Números oficiais da Microsoft mostram que o Outlook.com tem mais de 25 milhões de usuários ativos. Vale lembrar que o serviço chegou há somente quatro meses para concorrer com Gmail e com Yahoo Mail, outros gigantes nessa seara. Ainda de acordo com a companhia, 1/3 dos novos usuários vêm do email da Google. O restante vem de alternativas da própria casa – o Hotmail em suas diversas encarnações como @hotmail.com, @live.com e @msn.com.

Aplicativo oficial do Outlook.com para Android apareceu hoje na Google Play. É feio. Segundo a Microsoft, tem interface de Android 2.3 para que fosse lançado logo. Eles têm a ideia de melhorar o visual nos próximos meses.

Atualização em 29/11 às 26h57. Na redação original deste artigo dizíamos que o “Arquivar” entra em funcionamento em 3 dezembro. A Microsoft Brasil nos alerta que a promoção do Outlook.com começa neste dia. “Nas três semanas seguintes a essa data, a Microsoft iniciará a implantação de todas as mudanças recentes anunciadas na última semana de novembro: mais recursos de personalização (enviar e-mail, reply, cores), arquivo etc.”

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados