Rumor do dia: Microsoft vai lançar atualizações do Windows anualmente

Windows Blue pode ser lançado pela Microsoft em meados de 2013

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Parece que a Microsoft vai acelerar o ciclo de desenvolvimento do Windows. O Windows 8 foi lançado mundialmente há apenas um mês, mas a Microsoft já estaria trabalhando num novo sistema operacional chamado internamente de Windows Blue, que pode chegar ao mercado em meados de 2013 e receberá atualizações anualmente.

As primeiras informações sobre o tal Windows Blue vieram a público em agosto através de Mary Jo Foley, que cobre notícias sobre a Microsoft há vários anos. Naquela época não estava claro se o Windows Blue seria alguma espécie de service pack, com correções de falhas, ou um feature pack, que adicionaria novas funcionalidades ao Windows 8.

Agora, o Tom Warren do Verge afirma que o Windows Blue será um sistema com alterações na interface, na plataforma e principalmente nos preços — ele deverá ser mais barato ou até gratuito, para garantir que os usuários façam atualizações anuais. Com isso, a Microsoft conseguiria competir com o modelo do OS X, que recebe novas versões frequentemente e custa pouco: a atualização para o Mountain Lion é vendida por apenas US$ 19,99.

Os desenvolvedores também vão precisar se adaptar ao Windows Blue, já que a Microsoft pretende deixar de aceitar aplicativos feitos especificamente para o Windows 8 na loja de aplicativos — mas o Windows Blue também deverá ser compatível com os aplicativos do Windows 8, então seu trabalho não será desperdiçado.

Gratuito ou não, a atualização para o Windows Blue só será possível em computadores com Windows 8 original e a Microsoft pode bloquear o uso de aplicativos caso a licença seja identificada como pirata (pelo menos na teoria). E, apesar do codinome diferente, a gigante de Redmond deve manter o nome Windows 8 nas próximas atualizações.

A Microsoft ainda não está se pronunciando sobre o Blue, mas Mary Jo Foley e Tom Warren têm um bom histórico de rumores. E talvez esta seja a explicação do porquê de a Microsoft ter vendido o Windows 8 por preços tão baixos: em vez de lucrar com vendas do Windows a cada três ou cinco anos, a Microsoft pode ganhar mais dinheiro vendendo atualizações regulares por preços mais acessíveis, além de lucrar com as vendas da Windows Store e de assinaturas de serviços como o Xbox Music, integrado ao Windows 8.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados