Gmail ganha integração com Google Drive e suporta anexos de até 10 GB

Sistema detecta e altera permissões de acesso aos arquivos caso necessário

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 horas

O que você faz quando precisa enviar um arquivo grande para alguém? Os limites de 20 MB do Yahoo Mail, 25 MB do Outlook.com e 25 MB do Gmail não são suficientes em várias ocasiões. Hoje, o Google tenta facilitar a vida dos usuários integrando seu serviço de email com o Google Drive: é possível enviar arquivos de até 10 GB por email. É mais do que o suficiente para compartilhar distribuições de Linux com seus amigos.

Na próxima vez que você for escrever um email, e desde que você já esteja usando a nova interface de escrita do Gmail, um novo botão aparecerá. Ele possui o ícone do Google Drive e está ao lado do botão de inserir anexos. Clique nele, selecione o arquivo que deseja enviar e deixe que o Google e sua conexão façam o resto.

O Gmail checa automaticamente se todos os destinatários do email possuem permissões de leitura ou gravação; se não tiverem, é possível alterar as permissões diretamente do Gmail. Segundo o Google, o sistema funciona inclusive se você colar o link direto de um arquivo do Google Drive na mensagem.

Como lembra o Verge, a nova funcionalidade do Gmail não é exatamente inovadora: o Sparrow, cliente de emails para OS X que não sabe se morre ou fica vivo, já suportava o envio de anexos pelo Dropbox. O Outlook.com também possui um recurso semelhante, permitindo o envio de até 300 MB de arquivos pelo SkyDrive.

A integração com o Google Drive está sendo liberada gradualmente e aparecerá para todos os usuários do Gmail “nos próximos dias”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados