Início » Arquivos » Internet » Facebook nas maquininhas da Cielo

Facebook nas maquininhas da Cielo

Tecnologia funciona na rede social para recomendar ofertas e dar prêmios.
Por enquanto está restrito a 30 estabelecimentos em São Paulo.

Avatar Por

A Cielo anuncia nessa terça-feira uma atualização no software das maquininhas de crédito e débito que adiciona o suporte ao Facebook, rede social de um bilhão de usuários no mundo. Consumidores terão a opção de fazer check-in em estabelecimentos comerciais no momento em que realizam o pagamento. O Tecnoblog adiantou a novidade na semana passada.

Pelo que nos consta, trata-se da primeira parceira no mundo entre o Facebook e uma companhia especializada em transações comerciais. Bradesco e Banco do Brasil estão entre os acionistas da companhia.

Consumidor faz check-in e recomenda estabelecimento (imagem: divulgação)

Consumidor faz check-in e recomenda estabelecimento

Explicações dadas pela Cielo acabaram por não confirmar a ideia inicial de que a integração mostraria as compras do consumidor. Menos intrusiva, a atualização no software permite avisar aos amigos na rede social qual é o estabelecimento em que a pessoa está. Depende, claro, da aprovação do usuário cadastro no Facebook.

Consumidores interessados em participar da nova experiência da Cielo precisam acessar o aplicativo social Cielo Linkci e autorizar o acesso aos dados. Também nesta etapa será perguntado o nome do usuário, o número do CPF e o número do telefone celular. Com isso, o cliente fica cadastrado no banco de dados da companhia.

A partir daí, basta ir a um estabelecimento comercial com maquininha da Cielo e solicitar o pagamento com check-in. No primeiro pagamento será necessário digitar o número de CPF para que o cartão fique associado ao usuário no Facebook.

Não temos detalhes sobre as práticas de segurança para a integração com Facebook. A Cielo informa que nunca pedirá dados cadastrais ao usuário/consumidor. Além disso, os dados ficam salvos para uso exclusivo da companhia.

Além do check-in, o aplicativo social Cielo Linkci possibilita a criação de promoções e ofertas. Ao postar uma recomendação, os amigos que clicarem para resgatar a recomendação deverão ir ao estabelecimento portando o cartão cadastrado.

Nosso editor Rafael Silva reparou que o check-in proposto pela Cielo difere daquele do FourSquare. Enquanto o último “convida” os amigos na rede social a te encontrarem no lugar em que está chegando, a solução da Cielo limita-se a recomendar um estabelecimento depois de ir lá e consumir o produto ou serviço. Parece, para o Rafa, que o atributo social da coisa diminui no Linkci.

Cielo Linkci depende de adesão dos lojistas. Por enquanto, está somente em 30 locais na região metropolitana de São Paulo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Max
É tipo uma máquina de neve na Finlândia, nos dias de extremo inverno...
Thiago Dias
Eu não sei se eu entendi errado ou se eu fui o que entendi mais certo. Mas acredito que não vai ter essa de logar no Facebook ou como um amigo ali em cima disse, esquecer o Facebook aberto na maquininha. Talvez ele disse isso em tom irônico e quero acreditar que foi isso. rs. Anyway, pelo que li vai haver um cadastro que inclui CPF e numero do cartão que será vinculado a conta no Facebook no cadastro. E se for de tua vontade, quando o passar o cartão cadastrado, ja posta no seu Facebook, sem precisar de Login nem nada. Outra coisa citada foi que será um sistema diferenciado do CHECK IN no Foursquare. Será algo como recomendo esse lugar, visto que o cara entra, compra, usufrui do estabelecimento e quando paga, quer dizer que ja usou e recomenda. Enfim, eu não acho tão inútil. Nós ja usamos o Foursquare pra postar que estamos em algum lugar sem pretensão nenhuma, e única e exclusivamente abrimos o Foursquare pra fazer isso. Ou seja, não vejo problema de automatizar o processo na hora do pagamento. E claro que a Cielo tem que fazer essa "autenticação" de forma rápida e melhorar a conexão de suas máquinas. Mas acho interessante.
ricardo
Além disso, mesmo que ninguém utilize o aplicativo na hora da compra, ele já tornará o pagamento mais lento ao inserir uma nova tela de diálogo ("Deseja recomendar no FB?") em que a pessoa terá inevitavelmente que escolher uma opção.
ricardo
Verdade. Eu ficaria muito p___ de ter que aguardar na fila enquanto alguma dondoca a minha frente recomenda o estabelecimento no Facebook.
ricardo
Três adjetivos para me referir a isso: fútil, inútil e bobo
Murdock
Vamos ver quem reclama de falta de privacidade no Facebook e vai aceitar fazer isso.
TatoGomes
Perfeito. Tirou as palavras de meus dedos.
Rodolpho Freire
Concordo, principalmente com a pessoa tendo que logar no facebook na maquininha da cielo, para postar e depois ter que sair, (sem contar os infinitos casos de pessoas esquecerem o facebook aberto na maquininha)
Marco Pacheco
Interessante que há somente a opção de RECOMENDAR e CANCELAR, quando também deveria ter a opção de NÃO RECOMENDAR o estabelecimento.
Arthur Medeiros
Maior idiotice do mundo ou maior idiotice do mundo?
WesleydeSouza
As minhas: 1. O conceito de check in é ao entrar no estabelecimento. Você paga a conta ao sair do estabelecimento. Em inglês, pagar no caixa pode ser traduzido como check out. 2. O processo de pagamento ideal deve ser o mais rápido possível para o cliente, para não gerar filas e insatisfação. Agora imagine o "peraí que eu vou só postar no Facebook" 3. A rede Cielo já é conhecida por ser mais lenta e com problemas. Faça as contas.
WesleydeSouza
Quiz: O que há de errado com este modelo?
Turdin
Se o facebook fosse integrado com foursquare iria ser uma maravilha =/