Início » Arquivos » Celular » Galaxy X recebe atualização para o Android 4.1 Jelly Bean

Galaxy X recebe atualização para o Android 4.1 Jelly Bean

Proprietários do Galaxy S III também podem instalar a nova versão.

Paulo Higa Por

Demorou mas chegou. Cinco meses após o Google anunciar o Android 4.1 Jelly Bean, a Samsung começou a liberar a atualização para os proprietários do Galaxy X, versão nacional do Galaxy Nexus. No comunicado à imprensa, a fabricante coreana confirma que o Galaxy S III brasileiro também está recebendo a nova versão, que começou a ser distribuída há duas semanas.

O Android 4.1 inclui o Project Butter, que usa buffer triplo e processamento paralelo para deixar as animações do sistema mais fluídas. Também há uma central de notificações redesenhada, que exibe mais informações e permite que você interaja com o aplicativo dali mesmo — se alguém enviar uma mensagem, é possível respondê-la ou ligar para a pessoa rapidamente. Outra novidade é o Google Now, um assistente que antecipa suas necessidades.

Leia mais: Em mãos: Android 4.1 Jelly Bean

Mas por que o Galaxy X demorou tanto para receber esta atualização? O Galaxy X não é um Nexus? Não, o aparelho vendido no mercado nacional tem o mesmo hardware do Galaxy Nexus vendido no exterior, mas recebe um nome diferente para evitar uma disputa judicial com a Nexus Telecom e também possui pequenas modificações no sistema para atender às exigências do mercado brasileiro, logo, não recebe atualizações do Google — elas ficam a cargo da Samsung. Se você não quer esperar tanto, a saída é instalar a ROM original do Google usando o Galaxy Nexus Toolkit.

A nova versão está sendo liberada aos poucos, então tenha paciência. Para verificar se o Android 4.1 já está disponível para você, acesse o menu de Configurações, entre em Sobre o telefone, toque em Atualizações do sistema e depois em Verificar agora. A Samsung também sugere outras duas maneiras de atualizar seu aparelho: visitar uma loja autorizada ou então usar o Kies, no caso do Galaxy S III (o Galaxy X não é reconhecido pelo programa).

Leia mais: Em mãos: Android 4.2 Jelly Bean

Entramos em contato com a Samsung para verificar se há alguma previsão para o Galaxy X receber a atualização para o Android 4.2 — que o Galaxy Nexus já recebeu. A assessoria ainda não nos respondeu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luh Martines
O meu Galaxy X esta com a versão 4.1.1. Estranho nao ser 4.1.2 como vcs citaram aqui.
Rafael Silva
Concordo. A maioria dos processadores, memórias e outros componentes dos produtos da Apple se dão o luxo de usar e abusar da marca Samsung... Como diria minha amiga The Annoying Orange: True! True!
Rafael Silva
Eu tentei um downgrade para a versão takju, mas sem chance de mantê-lo desatualizado. Desde que soube que essa demora da Samsung me serviria de algo útil, pois como você disse, esse 4.2 sem o mês de dezembro e o camera app é simplesmente um lixo e inútil, além desse 4.2.1 lixoso que não corrigiu nada a não ser o mês de dezembro, manchando de vez todo o sucesso da versão 4.1.2 com sua fluidez de um verdadeiro sistema de smartphone. Porém, agora não sei onde encontrar uma rom com esse novo sistema completo :-\ Provavelmente terei que voltar o Ice Cream Sandwich e esperar o update...
Rodrigo Alves de Brito
Transformei meu Galaxy X num Nexus logo que descobri essa coisa toda da Samsung demorar demais pra liberar atualizações. Coloquei a yakju do Nexus e fiquei com a versão 4.1.2. O aparelho ficou muito bom, rápido, sem lags, sem problema algum. Ontem recebi a mensagem de atualização para 4.2 e decidi aceitar. Mas me arrependi. A sensação é de estar usando um celular bem mais antigo e lento. Qualquer app com suporte ao modo paisagem apresenta uma demora irritante para rotacionar a tela. E isso fica muuuito pior na câmera. Experimenta abrir a galeria de imagens e mudar entre retrato/paisagem. A bateria parece estar sendo drenada muito rapidamente. Tirei o aparelho hoje pela manhã da tomada e em menos de 1 hora sem uso a bateria já caiu para 93%, e isso sem Wi-Fi, 3G ou sincronizações em segundo plano, sem nem mesmo mexer no celular. Ativar e desativar a tela com o botão "Power" também está mais lento. Antes, assim que o botão era pressionado, a tela ligava/desligava instantaneamente. Agora a demora é visível, algo que também é meio irritante. Os widgets de tela bloqueada mais atrapalham do que ajudam, mas isso é uma opinião minha. O problema é que não encontrei opção para desativá-los, pois, para mim, eles não têm tanta utilidade. De forma geral, sinto como se o Project Butter simplesmente tivesse desaparecido, pois na versão 4.1.2 tudo estava maravilhoso. Eu estava com um iPhone 4S mas decidi vendê-lo para tentar o Nexus, e ele surpreendeu minhas expectativas. É um smatphone muito, muito bom. Mas essa nova versão do Android me decepcionou demais. Ou seja, vou fazer o downgrade para 4.1.2 e esperar uma possível versão 5.X.
Markos Furushima
Como assim amigo?Vc diz,qdo vai digitar alguma msg? Eu uso o teclado do swiftkey 3...e não teve nenhuma alteração.
Mozart
videos mostram o JB um pouco mais rápido e responsivo do que o ICS.
Miragozoni
Mas e o teclado? Notou que as pontuações sumiram e estão no teclado de caracteres?
Markos Furushima
Bom,eu tbm recebi a atualização hj pela manhã...as diferenças que notei foram: destravamento via rosto agora tem a opção de ter que piscar,o Google Now,a barra superior agora vem com um atalho p/as configurações....não encontrei ainda o pop up play :( Enfim,ainda estou descobrindo.....
tchaguin
A Samsung é uma palhaça! Corajoso é quem se aventura a usar seus produtos
Miragozoni
Gente, atualizei o meu Galaxy X hoje e a única (triste) diferença que encontrei foi que a pontuação do teclado que ficava em uma barra acima das letras sumiu... agora só acesso se entrar no teclado de simbolos. Sou meio leiga, vocês sabem me confirmar se é isso mesmo? Porque assim não fica funcional, né?....
Grandoo
Alguém sabe se vai ser liberado alguma atualização pro Galaxy SII lite???
Alexandre Cinci
Parece que esta pra sair a versao 4.2.1, com correcao do BT e da data...
Rodrigo Alves de Brito
Comprei meu Galaxy X há menos de um mês e fiquei muito nervoso quando descobri essa diferença com o modelo internacional. Mesmo com medo de perder garantia, fiz a mudança para a rom "yakju" original do Nexus e já estou com a versão 4.1.2. Quis passar direto para a 4.2, mas como vi que ela está com muitos bugs, é melhor esperar liberar a 4.2.1, que parece ser mais estável. Samsung não respeita o consumidor e isso já acontece há tempos, e não vai ser agora que ela vai mudar.
TatoGomes
O Google teve muita sorte de ter uma empresa por aqui com o nome de Nexus, porque esse aparelho não merece essa nomenclatura. Iria manchar, ao menos no Brasil, o bom trabalho que eles fazem com essa linha de aparelhos.
Markos Furushima
Bom dia......aos usuarios do Galaxy X,uma ótima notícia! Recebi a atualização via OTA ,hj pela manhã :) Portanto,imagino que muitos outros que compraram aqui no Br,tbm devam estar recebendo.....
Exibir mais comentários