Início / Arquivos / Celular /

Desenvolvedores fazem Nexus 4 funcionar em redes 4G

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A polêmica em torno da ausência do 4G no Nexus 4 já rola há algum tempo. O Google já afirmou que preferiu não dar suporte para redes 4G, mas como descobrimos quando o aparelho foi aberto, a LG incluiu um chip LTE nele. À época, a teoria era de que o chip não iria funcionar por não ter um amplificador de sinal – e que não permitiria que ele acessasse a rede 4G. Provando a máxima “quem procura acha”, entusiastas da plataforma conseguiram fuçar no aparelho o bastante para descobrir como ativar o tal chip.

Desde que a dica foi descoberta, diversos vídeos apareceram no YouTube, demonstrando que é mesmo algo legítimo. Veja abaixo um desses (e sinta inveja da rede 4G de lá).

O trabalho em conjunto aconteceu nos fóruns do site AnandTech e XDA-Developers, onde também foram publicadas instruções de como fazer qualquer Nexus 4 funcionar em redes 4G no Canadá. Basta digitar o código *#*#4636#*, acessar o menu de teste e mudar as configurações de APN, disponíveis nesse tópico. Além da operadora Rogers, os canadenses donos do Nexus 4 também podem tentar acessar pela operadora TELUS que tem uma rede 4G no país.

Como o chip 4G do Nexus 4 só suporta a banda 4 do LTE (2100 MHz e 1700 MHz), o funcionamento desse “hack” ficará limitado aos países onde existam redes operando nessas frequências. Aqui no Brasil o nosso LTE opera na frequência de 2600 MHz, então continue chupando o dedo se quiser velocidades de rede mais rápidas com o Nexus 4.

Com informações: Ars Techcnica.