Início » Arquivos » Celular » Números de outubro da telefonia móvel: Vivo tem maior queda de participação no ano; Claro e Oi preenchem lacuna

Números de outubro da telefonia móvel: Vivo tem maior queda de participação no ano; Claro e Oi preenchem lacuna

Avatar Por

A Anatel liberou novamente nessa semana os dados consolidados de acessos móveis no Brasil, o que contabiliza os números de aparelhos de celular e modems 3G. Dessa vez os números da agência revelam uma interessante disparidade em relação aos meses passados: pela primeira vez no ano, a Vivo teve uma significante perda de participação no mercado, dando espaço para a Claro e a Oi crescerem no Brasil.

Vivo: perdendo mercado a torto e direito.

Segundo os dados, disponíveis aqui, a Vivo perdeu em torno de 525 mil acessos no mês de outubro em relação ao anterior (ou 0,25% da participação total), provavelmente devido a cancelamentos ou perda de números por falta de recarga. Isso não quer dizer que a operadora não vendeu novas linhas, apenas que não vendeu o suficiente para ficar com saldo positivo em relação a outubro.

Já a Oi e a Claro foram as que mais cresceram, aumentando sua participação em 0,14% cada uma. Em relação a setembro, a Oi teve 457 mil novos acessos e a Claro conseguiu 472 mil, praticamente o dobro do crescimento em relação a agosto. A TIM, por sua vez, amargurou um aumento fraco de 52 mil acessos em comparação com o mês anterior.

Ao todo no Brasil, tivemos um aumento de 436 mil acessos móveis em relação a setembro, menos da metade do aumento anterior, que quase alcançou a casa do milhão. Já o conjunto total de acessos móveis ultrapassou 259,29 milhões e elevou a teledensidade a 131,70 linhas ativas para cada 100 habitantes.

Atualização Às 16:50 | A assessoria da Telefonica|Vivo enviou enviou uma nota bastante esclarecedora acerca dos números divulgados pela Anatel. A empresa diz que “alterou os parâmetros para contabilizar os clientes inativos em sua base de pré-pagos”. Agora o critério apenas contabiliza os clientes que não realizaram ou receberam ligações ou efetuaram recargas dentro do período de 60 dias e não 90 dias como era anteriormente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Everton Favretto
Coisa parecida acontece com os planos controle. Mesmo que vc use por alguns dias, se a franquia já foi creditada vão cobrar o valor total. Já me aconteceu de eu receber duas franquias em coisa de poucos dias por ter contratado próximo ao dia que a fatura vira. Pelo menos cobraram as franquias em meses separados.
daviddiniz
Eu tenho aqui Claro pos e um TIM pré e notei que a TIM aqui na capital do estado de SP deu uma boa melhorada se comparar com antigamente. Já a claro não raramente fico sem serviço no meio da rua(!) Internet 3G/2G que não conecta ou não faz e nem recebe ligação.
daniel da cruz
Em 2004 uma irmã de um amigo meu compro um celular da Tim, que não era de chip, mas era pré-pago. E mesmo sem ter créditos o aparelho recebia chamadas a cobrar de qualquer outra operadora. Ficou assim por 5 meses, e por esses meses mal carregou créditos. Eu mesmo ia sempre que precisava pedir emprestado o celular dela, até a Mamata acabar. Ficamos todos chateados e muito desiludidos com a Tim, pois sabíamos que aquela "molezinha" não iria voltar a se repetir na mesma linha. E tanto a Monique (irmãos do meu amigo marlon) e os que utilizavam o cel dela - muito gente boa ela - voltaria a ficar refém das altas taxas tributárias entre uma recarga e outra.
Diego F. Duarte
Agora a questão é: Por mais quanto tempo a Vivo vai continuar a esconder que estão perdendo clientes na proporção de "manadas"?
Arthur Medeiros
A qualidade da TIM aqui na Paraíba é sofrível. A Oi vem melhorando bastante de uns dias pra cá. Já é possível fazer uso da rede de dados 3G da operadora pelo pré-pago e as quedas de ligação diminuíram. Eu considero a Claro a melhor operadora aqui, pelo menos na capital paraibana. Sinceramente, a única coisa que eu desejo à TIM é a falência. Operadora sebosa que só sabe fazer propaganda e vender promoções que não funcionam.
Yago G. Oliveira
Acho que só a Vivo e a Claro faz isso. Tenho um chip da TIM de 2007 (saudades Plano 1 ~de pobre) e desde 2009 não coloco créditos. E mesmo assim ele ainda continua ativo.
Everton Favretto
A Vivo baixou os preços esses dias, dá uma olhada.
Everton Favretto
Calma gente, a Vivo perdeu um bocado de clientes em Outubro pq fez limpeza de base(desligou linhas pré fora de uso e tal). Só isso. Todas as operadoras acabam fazendo isso um dia ou outro.
Marcos Pontes
Bem, a Vivo era boa, mas depois que a telefônica comprou a vivo para limpar o nome da telefônica que estava mais suja que pal de galinheiro, a Vivo passou a ser uma merda completa, A tim também ja foi melhor,hoje tem muita promoções, mas não muda o fato de estar um lixo, a OI em são esta boa, mas tem muitas localidades que o sinal também é fraco e sua reputação no em outros Estados são horrível, a Claro são sei o que dizer, não colocou muitas promoções não conheço muita gente que tenha, mas resumindo tudo nem pense em ir para a Vivo, pois é da maldita telefônica
mlhz
tentei mudar para vivo, mas voltei para a claro. sem chance de ficar na vivo, o serviço é semelhante a claro mas o valor é bem mais alto.
Raphael Rios Chaia
Nunca tive problema com a VIVO - meu 3G Plus pega 5mbps no iPhne 4S fácil. Única coisa que incomoda é a franquia de 2Gb da internet "ilimitada": deu três semanas, já era, passo a ultima emana do mês navegando a 52kbps (o que não roda nem o Instagram, pra ter noção).
Cobalto
Isso, isso! Saiam todos da vivo e deixem a rede, e todas as suas antenas, só pra mim e pro meu smartphone! Muahaha. Muahaha. Muahahahahahahahahaha!
Yago G. Oliveira
Eu sou um dos clientes que trocou a Vivo pela Oi.
luvialca
A única reclamação que eu tenho a fazer do serviço da Claro é quanto à demora na entrega dos SMS's. Sabe aqueles aplicativos que necessitam de ativação por SMS (tipo Whatsapp)? É uma ladainha ativá-los num celular Claro, pois o SMS demora demais pra chegar e às vezes não chega nunca.
Arthur Gonçalves
Acho que isso é causado pelo fato da VIVO não ser a operadora "do povão", o que faz com que muitas pessoas deixem de ser clientes, atraídos por promoções supostamente vantajosas das concorrentes.
Exibir mais comentários