Início » Arquivos » Celular » Google Play ganha aplicativos (falsos) da Apple

Google Play ganha aplicativos (falsos) da Apple

Avatar Por

Em algum universo alternativo onde o Google e a Apple coexistem pacificamente, tais empresas lançariam nas lojas concorrentes os seus aplicativos, para que pudessem ser aproveitados pelos usuários de ambas as plataformas. Já no universo em que vivemos, uma atitude assim é algo impensável. Mas isso não impediu que aplicativos da empresa da maçã aparecessem no Google Play.

Aplicativos da Apple na loja do Google: pura miragem (Crédito: Naked Security)| Clique para ampliar

Os programas, claro, são falsos. Segundo o blog Naked Security, pelo menos seis aplicativos foram disponibilizados na loja durante o final de semanas por preços variando entre 5 e 10 dólares: Garage Band, Pages, Numbers, Keynote, iMovie e iPhoto. Eles foram publicados por um desenvolvedor que se nomeou “Apple Inc” e usou o endereço [email protected] como email de contato para suporte.

Difícil mesmo saber por onde começar na enorme lista de evidências de que isso se tratava de um golpe, mas eis um bom argumento: a Apple nunca iria disponibilizar aplicativos na plataforma concorrente, mesmo que pagos, pois isso tiraria vantagem da própria empresa. Fora que os aplicativos originais foram feitos para iOS, então dificilmente rodariam no Android sem algum tipo de máquina virtual.

Assim que foi informado, o Google retirou os aplicativos do ar. Não se sabe quantas pessoas foram iludidas e compraram os programas ou o que os aplicativos faziam depois que eram baixados, mas a maior probabilidade era de que se tratavam de programas falsos apenas com o objetivo de fazer dinheiro para o golpista.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

tchaguin
No android, a maioria é tralha. como os mostrados na matéria.
José Guilherme Silva
O Preço do Windows RT sera gratis! E verdadeiro
José Guilherme Silva
Google Noticias: Google Play confirma que a loja de aplicativo da Apple ira sair do ar por enganação que os aplicativos da Apple Store (falsos) fossem verdadeiros e por ter fazido o Google Play ter instalado! A Microsoft ira colocar no Google Play o programa de instalação do Windows RT para Tablets! Google Noticias.
guigoecv
A appstore já teve problemas de APP falsos, e teve um do pokémon que chegou a ficar em segundo lugar no ranking dos apps mais baixados... Era falso... como a Apple aprovou?
W.S.
Baah!
@aleh
Alguém explica aí pra ele que o número de apps já é igual.
@AntonioVeras
Esse seu Opera e Android são fakes também? Desinstale esse tema do iPhone.
@AntonioVeras
Fato. Vamos pensar fora da caixinha. rsrs :D
Luandersonn
Cara, como isso passa pelo Google? Na Apple isso não acontece, não com frequência, mesmo tendo mais apps que o Play.
qgustavor
Essa ideia de Microsoft está transformando o meu android em um Windows Phone... daqui a pouco eles lançam tantos aplicativos que não verei a diferença entre os dois e acabarei comprando um pensando que é o outro. Mas só quero ver se a Apple consegue fazer isso, descer do palanque de "para nós só existe iOS, OS X... e Windows ( Safari, dual boot )". Além do que isso seria copiar a Microsoft.
Lucas Herrera
Ai ai, acho que você realmente não acompanha o noticiário sobre a Apple. Com uma frequência grande são aprovados aplicativos fake na Apple Store, aplicativos que parecem ser jogos conhecidos e no final das contas não são nada disso. Isso mesmo com um grande controle que ela tem sobre a própria loja.
Rennan Alves
Por que será que não fico surpreso...
Lucas Herrera
Qual o problema? Nós sabemos que isso não é comum por parte da Apple, mas a Microsoft por exemplo já tem até jogo lançado na Play Store. Se a Apple fosse esperta ela lançava e faturava um valor razoável.
Lucas Herrera
Problema nenhum, a AppStore tem problemas com aplicativos com uma frequência grande, mesmo tendo aquele controle gigante. A Play Store todo mundo sabe que é mais aberta e mesmo assim o Google identificou que os aplicativos eram falsos rapidinho.
Lucas Herrera
Se a Apple fosse mais inteligente ela lançaria, do mesmo jeito que a Microsoft que já está lançando alguns aplicativos pra Android. Estão criticando tanto a Play Store mas todo mundo sempre soube que ela é aberta e problemas como esse poderiam ocorrer, o Google removeu quando viu que se tratava de aplicativos que tentavam ludibriar o usuário. E isso não é exclusividade do Android não, mesmo a Apple com todo aquele controle deixa passar aplicativos fake, só entrar no MacMagazine e ver que isso acontece direto. Outro dia mesmo colocaram um jogo do Mortal Kombat que não tinha nada a ver com a franquia original e ainda colocaram um monte de avaliações positivas. Um monte de gente foi lá e perdeu dinheiro.
Exibir mais comentários