Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Rumor do dia: OS X 10.9 terá Siri e integração com mapas da Apple

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Já pensou em bater um papo com seu computador? Isso deverá ser possível em breve nos Macs que rodarem o OS X 10.9. Citando fontes confiáveis, o 9to5Mac afirma que as primeiras versões de desenvolvimento do próximo OS X possuem o assistente de voz Siri e integração com o criticado serviço de mapas da Apple.

O Siri estreou em outubro de 2011, inicialmente apenas para o iPhone 4S. Depois chegou ao iPad de terceira geração, com a atualização para o iOS 6, e veio nativamente no iPod Touch de quinta geração. Faz sentido um Siri no OS X, que está ficando cada vez mais “iOSficado” — o Mountain Lion veio com central de notificações, integração com iMessage, aplicativos do iOS (como o Game Center) e Voice Dictation.

Mountain Lion traz vários aplicativos e recursos do iOS

Leia mais | Em mãos: OS X Mountain Lion

Mesmo que o Siri esteja nas primeiras versões de desenvolvimento do OS X 10.9, não é garantia que ele realmente será lançado — o recurso ainda precisa ser testado e pode ser removido a qualquer momento, como aponta o próprio 9to5Mac.

O serviço de mapas da Apple, que fez uma estreia cheia de erros absurdos e acabou virando piada no iOS, também deverá ser integrado ao OS X 10.9. Desenvolvedores relatam que as versões de testes suportam um framework que permite a inclusão de mapas dentro dos aplicativos para Mac. Isso não significa que a Apple vai colocar um aplicativo de mapas no OS X, mas essa possibilidade existe.

A Apple ainda não comenta nenhum detalhe do OS X 10.9, então só nos resta esperar — é provável que ele seja lançado na segunda metade de 2013, junto com uma atualização na linha de Macs. Vale lembrar que, no final de outubro, a Apple reestruturou sua equipe de diretores: Craig Federighi, responsável pelo desenvolvimento do OS X, agora também cuida do iOS, enquanto Eddy Cue tem como novas atribuições cuidar do Siri e do Maps.