Início / Arquivos / Brasil /

Anatel proíbe TIM de vender plano com chamadas a 50 centavos por dia de uso

Agência alerta para "potencial instabilidade na rede".
TIM nega que a infraestrutura esteja despreparada.

Lucas Braga

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A situação da TIM vai de mal a pior. Depois de ser a operadora mais prejudicada em julho com o impedimento de venda de novas linhas na Anatel, a companhia italiana foi impedida de comercializar o plano Infinity Day. Sim, o plano teve lançamento oficial e a agência já suspendeu sua comercialização.

O Infinity Day seria uma versão do bem-sucedido plano Liberty para linhas pré-pagas. Funcionaria assim: o cliente paga 50 centavos por dia e pode falar o quanto quiser com telefones TIM da sua localidade e mais 50 centavos para chamadas de longa distância. É quase um TIM Beta, porém mais caro. Os demais serviços, como internet móvel e mensagens permaneceriam pelo mesmo valor.

A medida foi tomada pela Agência Nacional de Telecomunicaçõs por diversos motivos. Entre eles, a agência considera “a potencial instabilidade na rede de suporte ao SMP, bem como o prejuízo à qualidade de prestação do serviço aos usuários em geral da TIM CELULAR S/A”. A agência se defende ao adotar essa e outras medidas se considerando no dever para “adotar medidas necessárias visando ao atendimento do interesse público e ao desenvolvimento das telecomunicações brasileiras”. Veja o despacho na íntegra.

Por meio de nota, a TIM contesta a medida tomada pela Anatel. Em sua defesa, a operadora afirma que não existe “qualquer potencial instabilidade na rede”; que o plano já foi testado com sucesso no Rio Grande do Sul; que a operadora está em dia com o Plano de Melhoria aprovado pela própria Anatel; e que as demais operadoras de telefonia móvel oferecem promoções muito mais agressivas e com potencial impacto na rede.

É necessário concordar que a rede da TIM não está aquela maravilha. Conheço diversas pessoas com problemas na hora de fazer ligações, usar o serviço de dados ou até mesmo ao utilizar mensagens SMS. Acredito que a medida da Anatel foi positiva, já que está mais do que claro que a TIM possui problemas na hora de entregar o serviço com qualidade.