Início » Arquivos » Brasil » Anatel proíbe TIM de vender plano com chamadas a 50 centavos por dia de uso

Anatel proíbe TIM de vender plano com chamadas a 50 centavos por dia de uso

Agência alerta para "potencial instabilidade na rede".
TIM nega que a infraestrutura esteja despreparada.

Lucas Braga Por

A situação da TIM vai de mal a pior. Depois de ser a operadora mais prejudicada em julho com o impedimento de venda de novas linhas na Anatel, a companhia italiana foi impedida de comercializar o plano Infinity Day. Sim, o plano teve lançamento oficial e a agência já suspendeu sua comercialização.

O Infinity Day seria uma versão do bem-sucedido plano Liberty para linhas pré-pagas. Funcionaria assim: o cliente paga 50 centavos por dia e pode falar o quanto quiser com telefones TIM da sua localidade e mais 50 centavos para chamadas de longa distância. É quase um TIM Beta, porém mais caro. Os demais serviços, como internet móvel e mensagens permaneceriam pelo mesmo valor.

A medida foi tomada pela Agência Nacional de Telecomunicaçõs por diversos motivos. Entre eles, a agência considera “a potencial instabilidade na rede de suporte ao SMP, bem como o prejuízo à qualidade de prestação do serviço aos usuários em geral da TIM CELULAR S/A”. A agência se defende ao adotar essa e outras medidas se considerando no dever para “adotar medidas necessárias visando ao atendimento do interesse público e ao desenvolvimento das telecomunicações brasileiras”. Veja o despacho na íntegra.

Por meio de nota, a TIM contesta a medida tomada pela Anatel. Em sua defesa, a operadora afirma que não existe “qualquer potencial instabilidade na rede”; que o plano já foi testado com sucesso no Rio Grande do Sul; que a operadora está em dia com o Plano de Melhoria aprovado pela própria Anatel; e que as demais operadoras de telefonia móvel oferecem promoções muito mais agressivas e com potencial impacto na rede.

É necessário concordar que a rede da TIM não está aquela maravilha. Conheço diversas pessoas com problemas na hora de fazer ligações, usar o serviço de dados ou até mesmo ao utilizar mensagens SMS. Acredito que a medida da Anatel foi positiva, já que está mais do que claro que a TIM possui problemas na hora de entregar o serviço com qualidade.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lettycia Rocha
ela esta me roubando vou parar de usar vou usar a vivo cansei de gastar com a tim
João Synnx Martins
Não tenho GVT, mas a Tim funciona de boa aqui. Raramente o 3G não funciona e o sinal não é tão bom quanto o da Vivo ou da Claro, mas não tenho nada a reclamar.
tchones
Mas se for feito um estudo dos impactos antes do lançamento é fácil dizer se a empresa consegue ou não entregar o prometido. Imagine a Azul lança uma promoção que todas as passagens de avião passem a custar R$ 50,00. Será mesmo que é preciso testar para ver se vai dar certo ou já não é sabido que teremos o caos nos aeroportos?
Adriano Ubatuba
Uso TIM desde 2005, quando comprei meu primeiro celular e não troco por nada! Hoje sou cliente Tim Beta a um ano...não tenho problemas em ligações, enviar msg's e acessar a internet..pelo contrário! Já tentei usar a Vivo, que é uma bosta..super caro e todas as promoções tem que PAGAR para entrar, como a CLARO, a Oi usei quando morei no RJ e gosto dela, mas mesmo assim prefiro a TIM!
Rodrigo Fante
Aqui em casa em um bairro bom e central de Curitiba a TIM só pega na janela do meu quarto com meia cabeça para fora, é linha da empresa, por isso ainda tenho, na minha pessoal eu uso Vivo e funciona que é uma maravilha. Neste momento meu 3G da Vivo está pegando 6Mb/s de download, o da TIM está com 0,67Mb/s do lado de fora do meu apartamento, pois dentro não pega sinal suficiente para usar 3G.
Rodrigo Fante
Existe um limite de onde a concorrência pode ir, depois fica predatória e afeta a qualidade da rede, que adianta pagar pouco e não receber serviço?
Rodrigo Fante
É melhor começar tarde ou pontualmente do que nunca, correto? E meu Vivo funciona muito bem.
Rodrigo Fante
Tim empresarial?
Rodrigo Fante
Você e mais um tanto que dá para contar nos dedos da mão. GVT ter problemas é até compreensível, dependendo da localidade, distância da central, instalação interna etc. A empresa é boa, a melhor no país, mas não é perfeita. Agora TIM funcionar para alguém é algo que só acredito vendo.
@AntonioVeras
Vender mais barato é igual à vender mais. E a concorrência não vai resolver. As reclamações só tendem à aumentar.
EFG
'Em sua defesa, a operadora afirma que não existe “qualquer potencial instabilidade na rede”; que o plano já foi testado com sucesso no Rio Grande do Sul;' Atualmente estou recebendo a mensagem de rede indisponivel... Curitiba, a antena está a quatro ou cinco quadras daqui. legal, né?
Ramon Melo
Comigo ambas funcionam bem.
caRIOca
Uma coisa eu tenho para dizer, mesmo com todos os problemas atuais que eu tenho com a TIM, ela é de longe a operadora que eu mais uso. E nas ultimas semanas até mesmo o 3G da VIVO anda falhando e agora estou numa sinuca de bico. É a TIM, Nextel e agora a VIVO. Será que terei que retornar para Oi, por que da Claro nem de graça!
Yago G. Oliveira
E muito contrário. Os planos ilimitados começaram com a TIM e BrT e os Planos com Bônus veio da Oi
Yago G. Oliveira
Acho que o Thássius esqueceu de escrever, é 50 centavos para número de outra operadora no fixo local.
Exibir mais comentários