Uma atualização para os aplicativos do Facebook para o Android e o iOS foi liberada ontem e trouxeram uma novidade ínfima mas bastante esperada: o compartilhamento de itens do feed de notícias. Apesar da versão móvel do site já ter a opção há algum tempo, apenas agora os aplicativos de sistemas móveis foram brindados com essa funcionalidade.

Botão de compartilhar: ele chegou | Crédito: Facebook/Divulgação

A grande reformulação dos aplicativos móveis da rede social começou em agosto quando a versão do aplicativo para iOS foi reestruturada para deixar de lado o HTML5 que usava até então e se tornar nativa, usando apenas elementos da SDK do iOS. Pouco depois, com um esforço meio que forçado do Facebook, o aplicativo para Android também foi melhorado.

É estranho que o Facebook, que tenta fazer os usuários compartilharem o máximo de informações possível, tenha esquecido que as plataformas móveis são usadas por uma grande parcela deles (pelo menos é o que dizem os documentos enviados à SEC) e deveriam replicar as mesmas funcionalidades do site. O recompartilhamento é uma funcionalidade essencial demais para ser deixada de lado – felizmente não foi deixada por mais tempo.

Além do compartilhamento de itens do feed de notícias, os aplicativos também trazem a opção de taguear amigos em comentários (no iOS) e a opção de criar um álbum de fotos direto da página de fotos (no Android). Aos interessados, as atualizações são gratuitas e podem ser baixadas na Google Play Store e na iTunes App Store.

Atualização às 17:15 | Como notaram alguns leitores, o aplicativo para iOS não exibe a opção de compartilhar itens quando o sistema está no idioma Português. A menos que ele seja aberto no iPad, o que é estranho. Entramos em contato com o Facebook para saber se o suporte ao Português vai ser adicionado em breve ou se é só uma falha e atualizaremos assim que uma resposta for recebida.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ingrid Nayane
hahahaha
Qra Henrique
mano to temtano por no meu celular mais nao consigo
Fábio de Jesus
Funcionando perfeitamente no android, agora dá até pra largar de usar o facebook pelo computador, hahahahaha
Maurício Araya
Até que enfim, né? =)
RamonGonz
"taguear amigos em comentários (no iOS)" Faço isso há bastante tempo no Android... Antes não tinha mesmo, depois passou a funcionar quando digitavamos um sinal de interrogação, e de uns tempos pra cá já está direto (enquanto digitamos ele já mostra opções - acabei de confirmar aqui).
ricardo
Para que servia o aplicativo do Facebook antes disso?
ricardo
O "mas" nem sempre é precedido por vírgula. Essa informação não procede.
@AntonioVeras
No Galaxy Note 10.1 atualizou, mas nada de compartilhamento. :'(
André Terra
Na Safari do iOS aparece o "Share", já no app do Facebook nada feito, não seria por falta de espaço? Já que quando curtimos alguma publicação, fica aparecendo Curtir (desfazer) e Comentar, quase não sobra espaço assim, imagina se colocassem mais o "Compartilhar"?
YanGM
Amém!
Burnerman_X
Ainda há um problema, só dá pra compartilhar publicações que estiverem marcados como 'público'.
Felipe Lima
aqui no android 2.3.3 e 4.0.4 nada! :/
Kessler
Atualização às 17:15 | Como notaram alguns leitores, o aplicativo para iOS não exibe a opção de compartilhar itens quando o sistema está no idioma Português. A menos que ele seja aberto no iPad, o que é estranho. Entramos em contato com o Facebook para saber se o suporte ao Português vai ser adicionado em breve ou se é só uma falha e atualizaremos assim que uma resposta for recebida. AHAHAHA Tive que rir.
Douglas Rolim
"Compartilhar" não deveria nem existir para os brasileiros, seja qual for a versão.
@AntonioVeras
Ainda não saiu atualização para meu Galaxy Note 10.1. :'(
Exibir mais comentários