A startup americana Elliptic Labs anunciou hoje a disponibilidade do kit de desenvolvimento para um sistema de controle de computadores com Windows 8. Esse sistema usa ultrassom para detectar gestos e permitir que um usuário interaja com um equipamento de forma similar a um conhecido filme de ficção científica. Isso mesmo, Minority Report chegou ao Windows 8.

O sistema se chama Ultrasonic Touchless Interaction e segundo a empresa traz muitas vantagens em relação aos atuais e imprecisos métodos de detecção de movimentos que usam câmeras. Dentre as vantagens estão a economia de energia: o ultrassom consome 95% menos eletricidade do que os detectores de gestos com câmeras. No vídeo abaixo, que não passa de um conceito do que o sistema é capaz de fazer em um notebook que rodar Windows 8, são demonstrados alguns dos gestos possíveis.


(Vídeo no site oficial)

A expectativa da Elliptic Labs é de que no ano que vem os primeiros computadores com o sistema estejam à venda no mercado. Mas para isso a empresa precisa fechar acordos com as fabricantes e torcer para que elas acreditem no potencial da tecnologia: cada equipamento precisa ter 8 microfones e 2 a 6 transdutores para que o ela funcione.

Eu já vi minha dose de vaporware na web, então sei que as chances de um produto conceito virar realidade são poucas. Mas vendo o que esse sistema é capaz de fazer, não duvido que a Microsoft compre a empresa e faça um acordo com as fabricantes para implementá-lo nos computadores com a mais nova versão do Windows.

Com informações: Engadget. Dica do Sergio Virgílio, Valeu!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Macedo C.
"o ultrassom consome 95% menos eletricidade do que os detectores de gestos com câmeras"
ricardo
Esse tipo de coisa não me parece atrativa. Para mim, touchscreen é ideal para dispositivos móveis e mouse é ideal para notebooks e desktops. Por enquanto.
Leandro Natan
Eu também tenho lá minhas dúvidas a respeito da aplicação dessa tecnologia em um notebook. Utilizar o computador desta forma diariamente vai cansar a pessoa de tanto ter de levantar os braços, mesmo que levemente assim na tela. Sei que a Apple é contra este conceito e aposta na interação que seu trackpad proporciona ao usuário com gestos multi-touch e olhando por esse lado, até que ela tem razão, pois eu não consigo me imaginar fazendo gestos assim diariamente para visualizar uma página no navegador ou editar um documento no Word por exemplo. Eu acredito que a aplicação do conceito como mostra o vídeo não vai dar muito certo, talvez venha em alguns dispositivos mas caia no desuso. Ainda sim aposto que a tecnologia tem lá o seu potencial só que de outra maneira.
Norbert
Fico imaginando um escritório com dezenas de pessoas fazendo estes movimentos o tempo todo... Baita coisa ridícula. Posso estar sendo conservador, quadrado, retrógrado... mas num pc ainda acho que não há interação melhor que um mouse, salvo algumas exceções.
YanGM
Pensei que fosse dar nova vida aos atuais notebooks mas... 8 microfones? Oh Lord.
Marco Antonio Oliveira
mais fácil bolarem algo com o kinect. e vou dizer que funcionará ainda melhor. alem do gestual terá a navegação de cursor...
Rafael Roland
Super! Tomara que dê certo!
Anderson Soares
duvido q seja tão preciso como é no vídeo.....mais é uma boa ideia....interessante...
Carlos Fraguas
Sou mais o Leap Motion, mesmo tendo que colocar a peça base na mesa, que é bem pequena por sinal.
trovalds
Proposta interessante. Só quero ver como as empresas de painéis multitoque vão reagir já que se a tecnologia vingar vai ser um concorrente forte. Ou vão acabar lançando um sistema misto, com toque na tela e esse. Particularmente quero que "vingue".
luizzz
bacana hein, de repente isso pode até curar câncer e combater tumores rs
Vinícius
WOW
GuiHarrison
Saudade da época em que era possível usar um computador de forma viril. Agora damos patadinhas de gato pra rolar o wikipedia.
Sérgio Virgílio
Por nada ! ;)