Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Sistema de interação com Windows 8 detecta gestos usando ultrassom

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A startup americana Elliptic Labs anunciou hoje a disponibilidade do kit de desenvolvimento para um sistema de controle de computadores com Windows 8. Esse sistema usa ultrassom para detectar gestos e permitir que um usuário interaja com um equipamento de forma similar a um conhecido filme de ficção científica. Isso mesmo, Minority Report chegou ao Windows 8.

O sistema se chama Ultrasonic Touchless Interaction e segundo a empresa traz muitas vantagens em relação aos atuais e imprecisos métodos de detecção de movimentos que usam câmeras. Dentre as vantagens estão a economia de energia: o ultrassom consome 95% menos eletricidade do que os detectores de gestos com câmeras. No vídeo abaixo, que não passa de um conceito do que o sistema é capaz de fazer em um notebook que rodar Windows 8, são demonstrados alguns dos gestos possíveis.


(Vídeo no site oficial)

A expectativa da Elliptic Labs é de que no ano que vem os primeiros computadores com o sistema estejam à venda no mercado. Mas para isso a empresa precisa fechar acordos com as fabricantes e torcer para que elas acreditem no potencial da tecnologia: cada equipamento precisa ter 8 microfones e 2 a 6 transdutores para que o ela funcione.

Eu já vi minha dose de vaporware na web, então sei que as chances de um produto conceito virar realidade são poucas. Mas vendo o que esse sistema é capaz de fazer, não duvido que a Microsoft compre a empresa e faça um acordo com as fabricantes para implementá-lo nos computadores com a mais nova versão do Windows.

Com informações: Engadget. Dica do Sergio Virgílio, Valeu!