Na manhã dessa quarta (14) o Skype teve uma vulnerabilidade séria divulgada. Ela permitia que qualquer pessoa tomasse posse da conta de qualquer usuário desde que soubesse qual email atrelado aquela conta. Após desabilitar a redefinição de conta para todo mundo, o Skype anunciou agora há pouco que essa falha foi corrigida.

Login no Skype para desktop

Ao The Next Web, a empresa confirma que o uso de endereços de emails repetidos era um dos pontos que permitia a vulnerabilidade ser explorada. O Skype continua, dizendo que “está entrando em contato com um pequeno grupo de pessoas que pode ter sido afetado” e afirma que nem todas as contas poderiam ser roubadas – algo que foi negado pelo TNW.

Sobre o processo de roubo de contas, que foi testado pelo TNW mas não foi revelado em detalhes, o site diz ainda que poderia ser automatizado já que levava apenas cerca de dois minutos para conseguir acesso a uma conta. E se essa falha já era conhecida há pelo menos dois meses, é provável que o número de usuários seja bem maior do que “um pequeno grupo”. Mas nunca saberemos ao certo.

Vale lembrar que a Microsoft anunciou a compra do Skype em meados de maio de 2011, mas foi apenas em outubro do mesmo ano que a compra foi concluída. Desde então a empresa contratou 400 novos funcionários apenas para a divisão do Skype, então mão de obra para encontrar e resolver problemas não falta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

EFG
Ainda bem que isso só acontece no Orkut, né? =x
ricardo
Roubo de contas? Isso me lembra o Orkut.
Adriano
Ignorar os dois "apenas" na mesma frase! u.u'
Adriano
Também fiz a integração. Quando entro apenas com a conta do Skype, aparecem apenas os contatos do Skype; quando entro com a conta Microsoft, os contatos de ambos os serviços aparecem. Tentou isso, Rafael?
Rafael Machado de Souza
reportei esse problema para os desenvolvedores e foi aceito para correção. eu vinculei 2 contas só pra testar a funcionalidade e nao consigo desvincula-las.
Cobalto
Considerando a quantidade de usuários, "um pequeno grupo" pode ser tudo de 2 à 2.000.000 (na real, qualquer coisa até uns, sei lá, 20~30% do total) de usuários. Medo :|
Edmilson
Me descepcionei aqui quando misturei as contas do skype e msn, dois produtos da MS e não posso nem enviar uma foto entre eles. Só quero ver onde vai o Skype na mão da MS