Tweetro para Windows 8 deixa de aceitar novas contas após atingir limite do Twitter

Twitter impõe limite de 100 mil usuários por aplicativo.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

As novas regras de uso da API do Twitter fizeram mais uma vítima: o Tweetro, um dos poucos clientes de Twitter decentes para Windows 8, parou de aceitar novas contas. Desde agosto, o serviço de microblog impõe um limite de apenas 100 mil usuários por aplicativo, como forma de “evitar o uso malicioso da API”, o que acaba prejudicando clientes de terceiros.

Atta Elayyan, cofundador da Lazyworm, empresa que desenvolve o Tweetro, enviou um email aos usuários explicando o que aconteceu. Segundo ele, o Tweetro estava atingindo cerca de três a quatro mil downloads por dia e, desde o lançamento do Windows 8 Release Preview, o aplicativo conseguiu 200 mil downloads. Agora, quem tentar entrar no Twitter usando o Tweetro vai dar de cara com a mensagem “Cannot connect to service”.

E o que vai acontecer com o Tweetro? Nem os próprios desenvolvedores sabem, mas Elayyan considera a possibilidade de relançá-lo como um aplicativo pago. Ele diz que ficaria mais feliz se pudesse continuar distribuindo o Tweetro gratuitamente, mas isso não é possível com o limite de 100 mil usuários — afinal, desenvolver um aplicativo custa dinheiro. Esse limite, aliás, foi o motivo para a Tapbots lançar o Tweetbot para Mac pelo nada amigável preço de US$ 20.

Ainda existem outros clientes de Twitter para Windows 8, mas eles também podem sofrer com o mesmo problema à medida que ficarem mais populares. A Windows Store vai ter um grande desafio pela frente, já que os aplicativos vão ficar inicialmente limitados a 100 mil usuários — clientes de outras plataformas também foram limitados, mas os mais antigos podem atingir 200% do número de usuários que tinham em agosto, logo, quem possuía 1 milhão de usuários poderá chegar a 2 milhões. 100 mil é muito pouco para um sistema tão popular como o Windows.

Se você gosta do Tweetro, os desenvolvedores recomendam que você evite desinstalar o aplicativo, remover suas contas ou revogar o acesso — se fizer isso, o Tweetro poderá parar de funcionar e você precisará usar outro cliente ou acessar o Twitter pelo navegador.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados