Com 125 milhões de usuários, o programa para downloads de torrent uTorrent é, sem dúvida, bastante conhecido na comunidade e talvez até o mais usado no mundo. Já sabíamos que a empresa criadora do programa planejava inserir anúncios nele, mas foi apenas nesse final de semana que a promessa foi cumprida: o uTorrent 3.2.2 chegou e traz um pouco discreto banner amarelo mostrando torrents patrocinados.

Anúncios no uTorrent: úteis? | Clique para ampliar

Ao final da barra lateral, onde estão listados dispositivos, aplicativos e torrents, também há um banner que pode ou não mostrar uma imagem do mesmo torrent patrocinado na barra acima. A BitTorrent Inc. disse ao TorrentFreak que planeja monitorar de perto o feedback dos anúncios que os usuários enviarem, então a qualidade deles tendem a melhorar, mas não parece que são muito relevantes agora – pelo menos para mim.

Além dos anúncios, o uTorrent 3.2.2 também tem compatibilidade com o Windows 8, botões de Twitter e Facebook que levam as respectivas páginas do uTorrent nessas redes sociais e algumas melhorias nas áreas de design, estabilidade e no gerenciamento de links magnet.

O que a empresa não faz muita questão de dizer é que na nova instalação do programa os usuários devem driblar três “oportunidades” de testar conteúdos e programas de terceiros, incluindo uma barra de ferramentas para vários navegadores. Quem hoje em dia usa barras de ferramentas?

Desativar os anúncios? Moleza.

Como qualquer outro programa bastante usado e que do dia para a noite ganha banners, seus usuários rapidamente encontraram como desativar os anúncios do uTorrent assim que a nova versão foi publicada. Para tal, basta ir no menu de Opções -> Preferências -> Avançado e procurar as chaves sponsored_torrent_offer_enabled e left_rail_offer_enabled.

Basta trocar o valor de ambas para “false” que os anúncios deixam de ser exibidos assim que o programa for fechado e reaberto. Como os leitores mais perspicazes já devem ter adivinhado, uma das chaves serve para desativar o banner superior e a outra retira o banner lateral. No caso do banner lateral, ele é substituído por um aviso para atualizar para o uTorrentPlus, que parece ser bem menos intrusivo.

Aos interessados, o download do programa pode ser feito nesse link. Ainda não há previsão para quando as “novidades” vão chegar na versão para OS X.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

filipe.original
Caramba a muito tempo queria tirar esta horrível barra de anúncios! Muito foda seu tutorial amigo, muito grato!!!
Rafael Roland
Muuuuuito obrigado!!! Anúncios irritantes!!!! =D
Fábio de Jesus
Odeio anúncios, sempre que acho um jeito de tirar de qualquer programa, faço com muito grado, obrigado tecnoblog
Gabriel
O problema é a versão paga custar $24,95. Eu prefiro pagar por apps que valem a pena como o uTorrent, além de ser um reconhecimento você tem um software menos poluído. Vou deixar marcado para doar uma grana para o Transmission, esses caras merecem. :)
Edmilson
Sinceramente os anúncios não me incomodaram em nada, que fiquem lá.
Zephyro
Vitor, repare que em nenhum momento eu fiz juízo de valor. Na verdade, acho válida introdução de anúncios como meio de tornar o produto rentável (embora haja uma discussão no próprio fórum deles de que os desenvolvedores já ganhariam uma boa quantia, sem a necessidade de anúncios, mas não vou entrar nela). Entretanto, dada determinada condição, eu também tenho o direito de decidir continuar utilizando determinado programa/produto ou não, e meu comentário apenas reflete isso. Em resumo: eles têm o direito de implementar anúncios, eu tenho o direito de descontinuar o uso do programa. Agora respondendo diretamente sua pergunta: os anúncios seriam a gota d'água para eu cogitar fortemente a migração. O µTorrent está se tornando um bloatware e, embora avance o número de versões, parece estar regredindo.
Vitor
Muita coisa mudou cara. Uma atualização na interface é uma coisa boa e uns anúncios também, pois garantem que ele continuará a ser atualizado e mantido. Daqui a pouco seu programa não será mais aceito e você será obrigado a mudar...
Vitor
Poxa, só por causa de uns anúncios? Se fosse assim ninguém utilizaria o Google, ou o Yahoo! ou nem mesmo o Bing. O pessoal não entende que eles também precisam comer e pagar contas.
Vitor
Seria muito legal realmente: http://fc07.deviantart.net/fs71/f/2012/242/4/4/modern_ui___utorrent_by_brebenel_silviu-d4yxkcb.png http://fc06.deviantart.net/fs70/f/2012/177/e/6/utorrent___windows_8_ad_by_brebenel_silviu-d54x3x7.png http://fc04.deviantart.net/fs70/i/2012/196/5/6/metro_app__utorrent_for_windows_phone_by_metroux-d56t0h8.png
diogod
Eu uso o 2.2.1 e não pretendo mudar. Quando atualizei não só mudaram pra uma interface horrível, mas tb da problema nos meus torrents antigos parados (tenho eles como histórico que vai de aanos). Até o fundo do gráfico mudaram pra esse branco. Agora com anúncio que não atualizo mesmo. E pra que? Funciona perfeitamente... torrent não vai deichar de ser torrent. Só com magnet que não aparece os arquivos antes de começar a baixar, mas é capas que seja assim em todos. Talvez tenham até corrigido algum problema e bugs graves (provavelmente), mas não vale a pena.
Guilherme Macedo C.
Só uma correção. Transmission não é da Apple não. Ele inclusive é padrão do Ubuntu :)
Zephyro
Valeu pelo tutô pra desativação dos anúncios. Já estava cogitando migrar pr'um outro programa.
Marcell Almeida
Na época que eu usava Windows usei muito o uTorrent. Acho muito justo um programa desses ter anúncios. Melhor do que se tornar pago. Quando migrei pro Mac adotei o Transmission(da propria Apple) como programa de torrent padrão mesmo. Mas ainda assim tenho um certo carinho pelo pessoal do uTorrent, gostei deles terem colocado anúncio. É uma forma de garantir que eles não parem de desenvolver e melhorar tão cedo :)
Kessler
Você tem a opção de usar qualquer outro cliente de torrent, quer mais que isso? Os caras merecem ganhar uma graninha por fazer o melhor cliente de torrent já feito.
jacques
Ultima versão usável do utorrent é a 2.2.1, se não fosse pelo suporte a tracker udp/magnet poderia até ser a 2.0.4 ou mesmo a 1.8.5. Pra quem quiser baixar a versão antiga, livre de ads, livre de frescuras e 100% funcional: http://www.filehippo.com/download_utorrent/9859/
Exibir mais comentários