Início » Arquivos » Celular » “Por que as operadoras não modificam mais o Android?” questiona co-criador do sistema

“Por que as operadoras não modificam mais o Android?” questiona co-criador do sistema

Lucas Braga Por

Nada melhor do que ligar seu smartphone Android e se deparar com o papel de parede da operadora, ícones de serviços que você definitivamente não vai usar e aqueles aplicativos personalizados que acabam ocupando a memória do aparelho. Ok, talvez não. Mas Rich Miner, um dos cofundadores do Android, pensa que isso poderia ser feito com mais frequência por parte das operadoras.

Miner em conferência | Crédito: ComputerWorld

Durante a conferência Open Mobile Summit, que aconteceu há alguns dias na cidade de Londres, Miner afirmou que personalizar o sistema do celular é uma grande oportunidade que as operadoras deixaram de aproveitar melhor. Ele diz que “está um pouco curioso para saber por quê as operadoras não customizaram ainda mais” seus smartphones com Android.

Atualmente, diversas operadoras instalam aplicativos específicos, mas nada que o vá diferenciar muito em relação ao mesmo smartphone da operadora concorrente. No final das contas, comprar um Galaxy S III na Vivo ou na TIM não faz muita diferença, mas Miner acredita que esse é um mercado que as operadoras poderiam explorar e lucrar ainda mais.

Em janeiro desse ano, o chairman do Google Eric Schmidt defendeu na CES que o Android não sofre do fenômeno de fragmentação, e que se trata de um sistema que permita diferenciação. Faz sentido: eu conheço pessoas que deixaram de comprar um Motorola Xoom ou um iPad pela ausência do teclado Swype, presente no Galaxy Tab da Samsung. Acredito que a pressão das fabricantes também impeça que as operadoras personalizem ainda mais seus smartphones.

Eu mantenho minha opinião de que operadora não deve vender aparelho, e sim vender serviço. Quem deve cuidar das personalizações são as fabricantes. Ainda não conheço nenhum posto de gasolina que venda carros.

Com informações: BGR.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@
Sinceramente, para mim só deixa o aparelho pior com essas personalizações, e acredito também que atrapalhe até na hora de Atualizar o sistema, para que isso?!
Adriano Ubatuba
O Motorola Xoom 2 vem com Swipe...
Marcell Almeida
Conheço postos de gasolinas que vendem carros. Vendem aqueles de colecionadores e tal, bem antigos, sabe? De qualquer forma.. voltando ao que interessa =P também acho que quem deve customizar são os fabricantes, e ainda vou mais longe, acredito que eles deviam ser fiscalizados com mais rigidez pelo Google. Uma rigidez talvez mais parecida com a da Microsoft com o Windows Phone.
Maurício Araya
De fato. Mas, às vezes, os usuários certamente prefeririam que esse tipo de "pacote" não fosse instalado pela operadora, que nem sempre é vantajoso para o cliente (como comentou o Renato).
@brunogdb
Vejo a teoria dele perfeita para atrair consumidores, já que essa de colocar joguinhos, wallpapers, entre um zilhão de coisas inúteis que vem no celular que só consegui tirar usando root -- que poderia vir a opção de retirar quando desejar --, não faz diferença e eu comprei o meu celular na TIM ano passado junto com um amigo que comprou um na Vivo na mesma época, e o meu Ace pro dele mudou só bootloader, widgets, jogos inúteis, apps da Vivo e TIM, e fim. Concordo totalmente com a teoria que a operadora não deve enfiar seu nariz onde não deve quando se trata do software dos smartphones e tablets, mas se ela puder fazer algo nesse sistema, que ela faça direito. Como eu disse, comprar um aparelho em uma operadora para outra não muda, e é tudo a mesma coisa. O que poderia beneficiar, acaba atrapalhando em todos os sentidos, principalmente na espera de adaptar tudo para a nova versão e demorar 3 meses que poderiam ser 1 por isto.
Willian Vincen
Se as operadoras lançassem app exclusivos para clientes no Play Store seria bem mais interessante do que vir junto amarrado no celular. As fabricantes fazem isso (ou parte delas), como por exemplo a LG lançou aplicativo de truco para aqueles que tem uma TV LCD da LG, a Sony, Samsung e LG têm aplicativos que transformam o celular em controle remoto para seus respectivos aparelhos.. Se fizessem isso seria bem mais interessante, ou patrocinar um app popular com recursos exclusivos para clientes de uma operadora. E sim, na Play Store é possível delimitar quem pode e não pode baixar o app, seria bem mais interessante, evitaria o transtorno dos clientes com os aparelhos e ainda poderia ter um feedback de seus recursos (e bem mais barato do que forçar a fabricante ou ela mesma a colocar em tudo que for celular).
Edison Luiz
Pior que a fala dele até que faz sentido. O problema é que as modificações das operadoras geralmente são mal feitas e só pioram o celular.
Renato Bartolamei
Acho ótimo o que as Operadoras fazem. Meu Galaxy Tab veio sem o gmail e não posso instalá-lo. A atualização do Android 3.1 para o 4............................
Lucas Braga
Eu não disse que era impossível instalar o Swype. Disse que o Galaxy Tab já tem ele, de fábrica, enquanto o Xoom não tem.
Lucas Braga
Não está errado, mas não necessariamente está certo. Quem falou isso não fui eu, e sim Eric Schmidt, ex-CEO do Google e atual chairman da companhia.
Gabriel
Eu não vejo motivos para isso, quais as vantanges frente aos custos de personalização?
Domingos Teruel
Também sou da opinião que Operadora deva vender serviços e não aparelhos! As fabricantes que devem conquistar os clientes para seus aparelhos e não o contrário.
mlhz
eu acredito que se os aplicativos fossem fáceis de remover (e não que precisa-se fazer o root e tudo mais) não haveria problema; tem gente que usa e gosta. Mas deveria ser fácil de remover.
Diego Macan
Para mim o melhor Android é o puro...e os Nexus sempre terão a minha preferência por causa disso...o maior problema do Android é aguardar as atualizações...
Diego Macan
"Eu mantenho minha opinião de que operadora não deve vender aparelho, e sim vender serviço. Quem deve cuidar das personalizações são as fabricantes. Ainda não conheço nenhum posto de gasolina que venda carros." Não tinha como ser mais correto!
Exibir mais comentários