Início » Arquivos » Antivírus e Segurança » Windows 8 bloqueia nativamente 85% dos malwares

Windows 8 bloqueia nativamente 85% dos malwares

Estudo foi feito pela empresa de segurança BitDefender.

Paulo Higa Por

A Microsoft fez várias melhorias de segurança no Windows 8, desde o boot, com o polêmico Secure Boot que dificulta a instalação de sistemas operacionais alternativos, até o desktop, com um antivírus integrado e alertas do SmartScreen sobre a instalação de programas de origem duvidosa. O trabalho parece ter dado resultado: de acordo com a BitDefender, o Windows 8 é capaz de barrar 85% dos malwares sem nenhuma solução de segurança adicional.

É claro que essa história pode ser contada com outra visão. A BitDefender é uma empresa que desenvolve antivírus e outras soluções de segurança, e obviamente não iria dizer aos clientes para ignorarem seus produtos. O estudo na verdade diz que o Windows 8 com Windows Defender ativado foi infectado por 61 (15%) entre os 385 malwares analisados durante um teste controlado.

Windows 8 está mais seguro, mas não desative o Windows Defender

O pesquisador de segurança da BitDefender, Catalin Cosoi, diz que o Windows Defender do Windows 8, na hora de proteger o usuário contra malwares, é “melhor que nada”. Entretanto, ele ressalta: “Mas não é muito melhor. A maioria dos antivírus populares pode ser melhor. A conclusão é clara: usar seu computador sem uma solução de segurança é extremamente arriscado”.

85% de detecção de malware é um número muito bom, especialmente se compararmos com as edições anteriores do Windows, que não possuíam antivírus pré-instalado e tinham poucos recursos de segurança. Antes do Service Pack 2, o Windows XP nem sequer possuía firewall integrado ou bloqueador de pop-up no Internet Explorer e sofreu bastante com o Blaster e o Sasser, worms extremamente irritantes que faziam o sistema desligar em 60 segundos.

De qualquer forma, é importante lembrar que o Windows 8 só consegue ser tão mais seguro que os anteriores por causa do Windows Defender integrado — se você não pretende instalar um antivírus de outra empresa, evite desativar a solução da Microsoft. O mesmo teste foi feito com Windows 8 sem Windows Defender e os resultados não foram nada bons: houve 60,78% de infecção. 35,84% das ameaças não foram executadas, 1,56% deram erro e 1,82% foram barradas pelo UAC.

Com informações: Neowin, The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Teixeira
A qualidade da segurança no Windows melhorou muito desde o XP, mas eu ainda acho importante manter um programa pra ficar mais seguro. Eu uso o PSafe Windows e não tenho nada para reclamar.
Wendell Luiz
Com certeza o Windows 8 está incrível na questão de segurança e rapidez. Não entendo porquê algumas pessoas dizem que será um fracasso, na minha opinião é bem melhor que o 7 e será um ENORME sucesso!
Kessler
O Surface não precisa de teclado, tanto que a versão básica nem vem com um. O teclado foi uma sacada genial, vejo MUITOS usuários de iPad com teclados gambiarras feiosos. Colocar Office foi mais genial ainda. Quem quer que tenha usado o Windows 8 sabe que só um idiota para ser infectado com malware. Ele pede autorização para tudo.
Murilo Calegari
até agora nem instalei um anti-virus no meu windows 8
Thadeu Furtado Barros
Estou surpreso mesmo com os comentários, normalmente qualquer notícia sobre a Microsoft poucos anos atrás tinha 98% de linuxistas fanáticos. É bom saber que há tantas pessoas que compreendem a complexidade de se manter um sistema com um roll de usuários tão diferentes e que não cospem no prato que comem ou comeram.
Lucas Meneses
Grande windows! Sempre trazendo mais segurança para seus usuários.
Leandro rafael
O melhor anti vírus é o proprio usuário...de nada adianta voce ter a proteçao top se você nao cuida...e ngm precisa repetir as praticas de segurança...afinal todo cuidado é pouco...
Lucas Meneses
Tenho um windows aqui, em dual-boot e acabei desistindo de antivirus. Deixo ele somente para jogar de vez em quando.
Tiago Libanoro
Essas mudanças também começou com o windows vista né ,realmente tá mais esperto o Windows Defender
Maurício Araya
Bom saber.
paulomarcelo
zelar*. Interessante é ver que o caro colaborador acima, acha que o Surface é o unico tablet que usa/usará Windows 8, e por isso ele toma como obrigatoriedade o uso do teclado e mouse.
paulomarcelo
E qual é a area da Microsoft? Pra mim, nada mais justo que o provedor do sistema tome medidas para zelas pela segurança do mesmo. E essa sua teoria de "tablet precisar de teclado e mouse" é bem ralinha heim.
Gabriel
A questão é conciliar o desejado com a realidade, a maioria das pessoas não tira vantagem nenhuma desse poder e ainda se prejudica por não saber utiliza-lo. A Microsoft precisa lidar com usuários extremamente leigos, então precisa achar uma forma segura mas não incômoda de restringir o usuário para o sistema não ser prejudicado através de engenharia social. O usuário avançado pode continuar como está. Se a culpa de 97% dos problemas de vírus é culpa do usuário, bom para nós usuários mais versados, mas isso não deixa de ser um problema que precisa ser reduzido. Em resumo, eu prefiro dar um iPad para a minha avó do que um Windows 8 porque o primeiro gerará menos problema.
fac_713198649
Sério?
Kessler
É só não ser um idiota. Eu nunca usei AV, nem o MSE perdia o tempo instalando.
Exibir mais comentários