O Escritório de Marcas e Patentes dos EUA decidiu aprovar a patente da Apple que descreve um dispositivo portátil com design formado por um retângulo com bordas arredondadas. Isso significa que, a partir de agora, a empresa de Cupertino poderá gastar menos tempo tentando provar que algum concorrente copiou o design do iPad.

Analisando bem, a patente mostra um iPad completo, com botão Home, conector na parte inferior, alto-falantes, tela e até uma câmera frontal, mas na verdade o que vale são as linhas sólidas — as linhas tracejadas estão ali apenas para dar contexto ao desenho. Agora veja qual é a única linha sólida da figura da patente:

Sim, o retângulo com bordas arredondadas. É uma patente muito ampla e, sinceramente, não sei como a Apple conseguiu registrar isso — é como se uma empresa patenteasse os monitores retangulares e todos os concorrentes tivessem que fazer telas triangulares ou circulares. Ainda não sabemos se a Apple realmente vai usar essa patente para atrapalhar a vida dos concorrentes.

A patente D670286 está disponível para consulta no site do USPTO. Ela não cobre características específicas do iPad, como os botões, a tela e outros acessórios — esses itens são citados na patente D627777, aprovada em novembro de 2010. Contra a Samsung, a Apple havia usado a patente D504889 para alegar que o Galaxy S e o Galaxy Tab copiavam o desenho dos produtos da maçã.

Com informações: Ars Technica, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Quartiero
Puts que piada.. ridiculo isso.. é a mesma coisa que "patentearem" a roda sendo um objeto "redondo".. e só a "Good Year" poder fabricar.. eu jurava que antes da (desesperada) Apple os celulares eram triangulares ou redondos.. eles não sabem mais o que fazer pra chamar a atenção. Maldito Marketing.
Douglas Esteves
Apple cada vez pior com Tim Cook na responsa.
ton lf
Chega uma hora em que a defesa para manter clientes é tao ridicula e apelativa que começa a perde-los...
Guilherme Macedo C.
Quer ver eu derrubar seu argumento? Patente de design sobre o iPad foi julgada naquele caso que a Apple ganhou da Samsung. O mesmo juri decidiu que essa patente não é válida. Deu, acabou a discussão.
Guilherme Macedo C.
Já tá patenteado pela Microsoft e não é piada
Dauberth Netsearch Braga
Vendo pela boa perspectiva: Com i provável impedimento em se utilizar determinadas formas, haverá a necessidade de se criar novas formas e isso só servirá para ampliar a gama de artigos que os consumidores finais poderão escolher. Aprovo a patente a olhar pelo lado da busca pelo novo e pela sofisticação inovadora!
Filipe Mallmann
RIdiculo, qualquer coisa pode ser patenteada agora ¬¬
Jeferson Rodrigues
Isso não impedirá as concorrentes lançarem tablets bons também, a Apple está se esquecendo que mais importante não é a forma do aparelho, e sim suas especificações, um bom exemplo é o Galaxy SIII, que não tem o design mais bonito, e é atualmente o melhor Smartphone à venda.
Renan Esposte
ashuahsuahsuhaushuas curti \o/
Tiago Soares
Isso se resolve de uma forma bem simples: http://ow.ly/f9EjS
Max
Genius .-.
EFG
Nossa, eu patenteava os pixels em celulares de fosse a Samsung.... Ai cobrava US$0,01 por cada. :P
Fredson Nascimento Sousa
O problema da patente é justamente o que diz no artigo "É uma patente muito ampla e, sinceramente, não sei como a Apple conseguiu registrar isso", ela vai além do iPad e novamente como diz no texto "é como se uma empresa patenteasse os monitores retangulares e todos os concorrentes tivessem que fazer telas triangulares ou circulares", a minha tv por exemplo é retangular com bordas arredondadas. "Novidade Sim, é um produto muito similar ao iPod, há quem chame de “iPodão”. Mas o registro de patente se dá em outra categoria, uma vez que a patente do iPod não teria o efeito da exclusividade, uma vez que são produtos diferentes. Atividade inventiva O pedido deve conter a descrição de um produto que não seja óbvio para qualquer técnico no assunto (leva-se em conta a data do depósito do pedido, e não o da emissão da carta patente)", com certeza teria que ser negada já por estes dois itens
Othon Novaes
Ninguém está falando que a Apple não deve patentear seus produtos, pelo contrário, se a patente fosse o desenho mostrado, incluindo o tracejado, ninguém estaria falando um pio, até apoiaria, se duvidar. O problema é patentear RETANGULO DE BORDAS ARREDONDADAS. É a mesmíssima coisa que patentear o pneu de automóveis.
Othon Novaes
Na verdade o primeiro a fazer suceesso com esse design foi o Kubrick - esse sim, sempre um gênio!
Exibir mais comentários