Twitter, o microblog mais utilizado no mundo, anunciou na quarta-feira (7) a contratação de Guilherme Ribenboim, que assume o cargo de diretor-geral da empresa para o Brasil depois de passar por algumas companhias de internet, dentre elas o Yahoo, no qual ocupou a vice-presidência para a América Latina.

Twitter

Piu, piu

Ribenboim trabalhava no site de compras coletivas Clickon antes de assumir o novo cargo. Encontramos um perfil no LinkedIn que parece ser do executivo – lá ainda não consta a mudança anunciada hoje.

Entre os planos do Twitter está a formação de um escritório local, informação confirmada pelo portal de notícias G1. Documentos da Junta Comercial obtido pelo site mostram que o microblog iniciou oficialmente as atividades em território nacional no fim de agosto. O Twitter registrou um escritório no bairro paulista do Paraíso.

Curiosamente, é neste mesmo bairro que fica a redação do Tecnoblog. Desde já convidamos Ribenboim para vir aqui tomar um café e discutir o futuro do microblog.

Aos poucos o microblog vai modificando seu foco para se tornar uma empresa de mídia. Nessa semana mostraram novas integrações com sites para exibir informações preliminares de conteúdos linkados num tweet, nos moldes do que acontece atualmente quando tem uma foto do Instagram ou um checkin feito por meio do Foursquare.

Esse tipo de empresa costuma empregar esforços na venda de publicidade. O Facebook Brasil possui um escritório próprio e equipe de vendas. Twitter Brasil deve tomar o mesmo rumo. Aposto piamente que o desenvolvimento de novos recursos permanecerá na sede da empresa nos Estados Unidos.

Aí eu pergunto: você continua usando o microblog como antes? Tenho percebido uma migração dos amigos e contatos para o Facebook. Por outro lado, o perfil do Tecnoblog (você segue?) continua muito forte e a audiência responde positivamente os links e informações que postamos.