Valve inicia beta do Steam para Linux com Team Fortress 2

Você também pode usá-lo, mesmo que não seja beta tester oficial.

Paulo Graveheart
Por
• Atualizado hoje às 22:13

O momento que todos esperavam por séculos finalmente chegou. Contrariando todas as expectativas e matando milhões de piadas sobre a falta de jogos no Linux, o Steam finalmente dá as caras no sistema operacional do pinguim. E é bom correr para instalar, porque já descobriram que é possível jogar mesmo sem você ser um beta tester oficial.

Agora vai!

O anúncio foi feito no site do Steam, e na notícia eles já deixam claro que o Steam por enquanto só é oficialmente suportado no Ubuntu 12.04 com a interface gráfica Unity. Ou seja: você pode até instalar e usar o Steam com outras distribuições e interfaces gráficas, mas nesse caso o problema será inteiramente seu, e a resposta oficial da Valve para qualquer problema que você encontrar provavelmente será um “se vira aí, filhão!”.

Obviamente outras distribuições devem receber suporte da Valve ao longo dos anos, mas se você não aguenta esperar, é bom pensar em usar o Ubuntu 12.04. Para o grande lançamento do beta, foi escolhido o jogo Team Fortress 2 como carro chefe do Steam, além de aproximadamente 20 outros jogos menores. Com o tempo, mais e mais jogos serão liberados para a plataforma.

E se você não foi um dos agraciados com convite para o beta, não se aflija e pare de arrancar de cabelos: Um usuário do Reedit descobriu um macete absurdamente simples para burlar a autenticação e permitir que você jogue no Steam. Inicialmente, faça o download do arquivo de instalação e instale como você instalaria qualquer programa no Ubuntu. Ao tentar abrir pela primeira vez o programa e usar seu nome de usuário e senha, ele vai fechar, por você não ter acesso ao beta. A jogada é você ir até o ícone do Steam no lançador, clicar com o botão direito do mouse e selecionar qualquer uma das opções, como visto na imagem abaixo. Voilá!

Se você não usa o Unity ou prefere um pouco mais de emoção, pode rodar o comando abaixo no terminal, com o mesmo resultado:

steam steam://open/games

Não custa nada lembrar: o Steam para Linux ainda está em Beta, portanto é provável que alguns erros sejam encontrados. Independentemente disso, a novidade é ótima, e um grande indicativo de que, finalmente, quem sabe, talvez, 2013 seja finalmente o ano do Linux.

Com informações: OMG! Ubuntu.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados