Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Opera 12.10 tem suporte ao protocolo SPDY e extensões para o Speed Dial

Opera 12.10 tem suporte ao protocolo SPDY e extensões para o Speed Dial

Paulo Higa Por

Hoje a Opera Software liberou a versão 12.10 do seu navegador para desktops. O destaque fica por conta das novas extensões que fazem uso do Speed Dial para exibir informações dinâmicas. A nova versão do Opera também possui protocolo SPDY ativado por padrão, adiciona suporte a mais padrões web e tem compatibilidade com o Windows 8.

Usando a extensão do Twitter, desenvolvida pela própria Opera Software, é possível saber rapidamente se você possui mensagens diretas não lidas. Se houver, o ícone da extensão começará a piscar no Speed Dial, que aparece sempre que você abre uma nova aba. A extensão do Facebook exibe as últimas atualizações da sua timeline e mostra as notificações. Mas as extensões são bem simples: não exibem nenhuma informação adicional e servem apenas para abrir o site da rede social numa nova aba.

Extensões do Twitter e do Facebook aparecem no Speed Dial

Para os desenvolvedores, o Opera 12.10 suporta a API Context Menu, que exibe mais recursos quando o visitante clicar com o botão direito no mouse, além das APIs WebSocket e Loader. O SPDY, alternativa do Google ao protocolo HTTP, agora está ativado por padrão, então talvez você note melhorias no carregamento de alguns sites, como o Gmail e o Twitter. Entre os grandes navegadores, o único que ainda não possui SPDY por padrão é o (sim, ele mesmo) Internet Explorer.

O Opera 12.10 adiciona suporte a Central de Notificações do OS X Mountain Lion e para a tela Retina. No Windows 8, o Opera passou a reconhecer comandos por toque e o gesto de pinça para dar zoom nas páginas, mas ainda não há informação sobre uma possível versão com interface Metro.

O changelog completo das novidades está disponível neste link. O download do Opera 12.10 pode ser feito no site oficial, para Windows, OS X, Linux, FreeBSD e Solaris.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marco Frasson
Usei OPERA por diversos anos, mas ultimamente ficou muito pesado e lento... E sim, para mim, foi e pode ainda ser o melhor navegador... Pena que pouco conhecido.
Tiago Gabriel
Comentei só pra comemorar, o Opera não é meu navegador padrão, mas gosto dele e como frequentemente a minha net é uma tartaruga o opera turbo quebra um galho. :-)
Diogo Nóbrega
Em breve, também no Mozilla Firefox.
Danilo Mike
opera só é bom na versão mobile :/
luizzz
Voltei a utilizar ele, vamos ver... A versão anterior, com a aceleração de hardware ligada, estava rodando horrivelmente no Windows 8. Por enquanto, me parece bem estável e rápido. Lembrando que também houve melhoras na compatibilidade CSS3, ou seja... aqueles sites bacanudos de teste feitos em HTML5/CSS3 com animações e gradientes avançados rodam de boa agora (eu acho).
Samuel Nascimento Siguinolfi
Só não uso o opera por ele não ter a extensão Xmarks, a única coisa que me falta pra usar ele é isso... No mais, acho ele excelente.
ton lf
Voce mesmo respondeu o motivo...
Rony Souza
Meu navegador padrão mobile, só falta um cliente twitter pra eu mudar de vez no desktop, vou testar essa nova extenção! :)
Rony Souza
Meu navegador padrão mobile, vou testar essa nova extenção do twitter! :)
Gabriel
No meu caso, incompatibilidade com muitos sites incluindo a suíte de serviços do Google.
Carlos Eduardo
Opera, é um grande navegador nao sei pq poucas pessoas usam ele... Pena que ele consome muito memoria se nao eu usaria ele, ja testei ele uma vez consumiu mais de 250 mega da minha memoria isso so na pagina inicial do google...