Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Mozilla diz que falha da Microsoft custou 9 milhões de downloads do Firefox

Mozilla diz que falha da Microsoft custou 9 milhões de downloads do Firefox

Avatar Por

O vice-presidente de negócios da Mozilla, Harvey Anderson, publicou essa semana em seu blog pessoal uma perspectiva interessante sobre o número de downloads do Firefox. Ele diz que, segundo as suas estimativas, se a Microsoft tivesse incluído a tela de escolha de navegador no Windows 7 SP1 na Europa, o Firefox teria até 9 milhões de downloads.

Gráfico dos downloads: área vermelha é quanto o Firefox deixou de ser baixado.

Anderson diz que a Microsoft deixou de cumprir a determinação da União Europeia de exibir a tela de escolha durante quase 18 meses. O problema estava no Windows 7 SP1, que foi liberado no começo de 2011 e não veio com a tela de escolha, algo que a Microsoft atribuiu a uma “falha” não especificada. Durante esse período, afirma Anderson, o Firefox perdeu entre 6 a 9 milhões de downloads.

Ainda sobre os números, ele cita que ao liberar o SP1 do Windows 7 sem a tela, os downloads diários do Firefox caíram em média 63%, ficando em 20 mil. Após a correção, esse número aumentou para 50 mil por dia, representando um crescimento de 150%. E com isso, o Firefox acabou perdendo alguns pontos percentuais de participação no mercado – ao todo 3,5% durante o período.

Foi apenas em julho desse ano a falha foi corrigida e a tela passou a ser mostrada novamente, algo que rendeu alguns problemas para a Microsoft com a Comissão Europeia. Mas para o desgosto da empresa de Redmond, isso não adiantou muito: o Internet Explorer viu sua participação lentamente cair também durante o período que a tela não foi exibida.

Com informações: PCPro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Souzabsb
O firefox não é tão coitadinho assim, fatura a maior grana do google para ser o buscador padrão do navegador. 900 milhões de obamas.
Willian Vincen
Pelo pode até ser líder no Linux, e rápido também, mas até nisso no Firefox perde pro Chrome... No Linux, por causa da recente exclusividade do Flash no Chrome ficou feio pro Firefox
fac_713198649
Como? http://netmarketshare.com/browser-market-share.aspx?qprid=1&qpcustomb=0
fac_713198649
A Mozilla está botando toda a culpa da sua queda na Microsoft, quando na verdade quem mais lhe tirou usuários foi o Chrome.
fac_713198649
+1
Paulo Figueiredo Vicente
Dos navegadores atuais, o Opera e o Firefox, na minha opinião, são os mais interessantes. Eu até gosto do Chrome, mas em alguns sites ele fica de lenga lenga, da pau no CSS, entre outras coisas.
Guilherme Leobas
Eu prefiro o Firefox por um motivo bem simples que não está relacionado a desempenho. O Firefox gerencia os favoritos de forma mais organizada (Tags, palavra chave, separador, pastas). Obs: Comentei pelo Chrome porque o Firefox não queria logar. :D
Vitor
2 coisinhas: Se escreve 'Mozilla'; E, problema de lentidão e travamentos? Tenta varrer seu Firefox. Faz uma limpeza geral: apagar senhas, histórico e retira os complementos que você não usa. Deve melhorar...
Rafael Pazio
O Firefox é o melhor navegador indiscutivelmente, ele está perdendo mercado para o Chrome por causa do uso de memória. Pra desenvolver nem de perto o Chrome se equipara ao Firefox, porém me vi obrigado a abandonar o Firefox porque o desempenho dele a cada atualização piorava... Se a Mozzila não tomar uma providência e corrigir esse problema de lentidão do Firefox, ele vai acabar morrendo, ficando com participação que não irá preocupar ninguém no mercado!!! Eu pessoalmente espero que a Mozzila tome uma atitude... Pois a uns dois meses abandonei o Firefox e vim pro Chrome (apesar que pra desenvolvimento não tem como não usar o Firefox as vezes) Quanto ao gráfico, não tem nada de mimimi, é só olhar quando tinha a tal tela e quando não tinha... Influênciou sim, e muito por sinal!
Rony Souza
Acho que a M$ deveria mudar de ramo, como investir em teatros...
ricardo
O que pode ser mais fácil para o Google do que fazer publicidade na Internet? Por isso a publicidade do Chrome é imbatível.
Dudu Cena Eletronica
No linux o Firefox voa.
ricardo
Conclusão: O IE perde mercado em qualquer cenário.
Guilherme Macedo C.
Mas as duas não se confundem, pois o regime jurídico de fundações é bem diferenciado. Qualquer transação estranha entre as duas pode ser considerado crime e a própria fundação pode ser fechada em razão disso.
Thássius Veloso
Complementando, Guilherme: existe a Fundação Mozilla, essa sem fins lucrativos, e a empresa Mozilla, que obviamente precisa de dinheiro para sobreviver.
Exibir mais comentários