A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão federal responsável por regular e fiscalizar o mercado de telecomunicações, está de olhos bem abertos para a profusão de ofertas “combo”, que agregam vários serviços por um valor mensal.

Combos incluem banda larga, TV por assinatura e VOIP. (Reprodução: site NET Virtua)
Combos incluem banda larga, TV por assinatura e VOIP. (Reprodução: site NET Virtua)

Nos últimos anos esse tipo de pacote tem se tornado bastante comum, uma vez que empresas operadoras de banda larga são controladas por empresas de telefonia, de modo que é possível unificar os diversos serviços em uma única oferta. A NET Virtua, por exemplo, oferece banda larga, televisão por assinatura e telefonia através de VOIP em diversas cidades.

Como o preço dos “combos” normalmente é inferior ao dos serviços contratados de forma separada, é comum a reclamação por parte de consumidores de que o gasto mensal com determinada companhia subiu após o cancelamento de um dos serviços ofertados em “combos”.

– Tudo terá que estar no contrato: o preço de contratação no combo e os preços individuais. Isso é importante até para a discriminação na fatura e o consumidor saiba onde estão os descontos. – Disse Jarbas Valente, superintendente de Serviços Privados da Anatel, à Teletime News.

A mudança na regulamentação deve acontecer ainda em 2009. Com isso, os consumidores podem contar com mais transparência para saber o quanto gastam com dos variados serviços dos combos. A fatura com valores discriminados também poderá ser útil para tentar obter descontos junto a uma empresa concorrente. [Teletime]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados