A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão federal responsável por regular e fiscalizar o mercado de telecomunicações, está de olhos bem abertos para a profusão de ofertas “combo”, que agregam vários serviços por um valor mensal.

Combos incluem banda larga, TV por assinatura e VOIP. (Reprodução: site NET Virtua)

Combos incluem banda larga, TV por assinatura e VOIP. (Reprodução: site NET Virtua)

Nos últimos anos esse tipo de pacote tem se tornado bastante comum, uma vez que empresas operadoras de banda larga são controladas por empresas de telefonia, de modo que é possível unificar os diversos serviços em uma única oferta. A NET Virtua, por exemplo, oferece banda larga, televisão por assinatura e telefonia através de VOIP em diversas cidades.

Como o preço dos “combos” normalmente é inferior ao dos serviços contratados de forma separada, é comum a reclamação por parte de consumidores de que o gasto mensal com determinada companhia subiu após o cancelamento de um dos serviços ofertados em “combos”.

– Tudo terá que estar no contrato: o preço de contratação no combo e os preços individuais. Isso é importante até para a discriminação na fatura e o consumidor saiba onde estão os descontos. – Disse Jarbas Valente, superintendente de Serviços Privados da Anatel, à Teletime News.

A mudança na regulamentação deve acontecer ainda em 2009. Com isso, os consumidores podem contar com mais transparência para saber o quanto gastam com dos variados serviços dos combos. A fatura com valores discriminados também poderá ser útil para tentar obter descontos junto a uma empresa concorrente. [Teletime]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anatel, favor obrigar as operadoras a oferecer um minimo de velocidade e a nao colocar letras ilegiveis nas propagandas
Olha, esse plano de 100k da NET é na verdade 85K. Tem um pouco a menos do que 100k. Pra quem realmente é da era da discada e que realmente usa a internet no mínimo possível, leia-se: texto e comunicação instantanea, é viável. Mas qualquer, mas qualquer outro uso que seja mais pesado do que texto, é imprestável!!!!!!!!!!! Limite a sua conexão ou o seu navegador a 90k e experimente abrir fóruns, o site de notícias do terra, do ig, veja como é lento. Se vc incluir na conta atualização do sistema, dos antivirus, dos programas e outras coisas, aí a coisa não vai de jeito nenhum. Se vc bloquear todas as propagandas e não visualiza mais do que uns kbs de fotos por página, é viável, mas se vc não bloquear todas as propagandas e/ou visualizar digamos, 300k pra mais de fotos por página por vez, vc vai precisar de uma paciência de monge. Só assinem esse plano se vcs realmente não precisam de mais do que textos e poquissimas imagens e precisam de um plano muito barato. Sabe oq eu acho absurdo? Pq a NET faz campanha oferecendo 50% de banda a mais de graça nos planos mais caros, mas do outro lado, dos planos mais baratos, eles oferecem banda ridícula? Parece uma lógica de cobrar caro de quem pode e oferecer miséria pra quem não pode pagar… Que eu me lembro bem, antes da NET começar a oferecer planos de megabits, eles tinham planos de 256K que depois viraram 300K. Quando a polemica da franquia começou nos planos de megabits, lembram que o minimo era 200k? Pq eles aumentaram todos os planos de 2, 4 e 8 mega pra 3, 6 e 12? Pq criaram 100k então?!?!?! Tanto a telefonica quando a net colocam letras pequenas nas propagandas, mas eles propositadamente não dão tempo de ler e pior, não deixam ler! A letra é tão pequena para a resolução das transmissões analogicas que são ilegiveis.