Início » Arquivos » Computador » AMD anuncia produção de processador com arquitetura ARM

AMD anuncia produção de processador com arquitetura ARM

Chips vão atender cloud computing e datacenters

Avatar Por

Nessa nova leva de equipamentos com processadores de arquitetura ARM pode ser que a AMD ganhe mais destaque. A companhia americana anunciou em comunicado para jornalistas o desenvolvimento dos primeiros chips baseados na arquitetura ARM de 64-bit. O primeiro modelo de processador AMD com ARM deve entrar em produção em dois anos.

De acordo com o escritório da AMD no país, não veremos os processadores em gadgets num primeiro momento. O primeiro AMD Opteron deverá marcar presença em servidores de cloud computing e centros de dados – ou seja, não chegará ao consumidor final.

“Assim como, em 2003, a AMD lançou a primeira solução x86 para servidores mainstream de 64-bit com os processadores AMD Opteron, a AMD será a única fornecedora de processadores a oferecer tecnologias x86 e ARM de 64-bit, oferecendo novos níveis de flexibilidade e garantindo uma performance e uma eficiência energética otimizada para uma grande gama de demandas.”

A arquitetura ARM possui uma grande vantagem frente às demais opções de mercado: consumo bastante reduzido de energia. Considere a quantidade de servidores amontoados em um centro de dados como aqueles que o Google mostrou há algumas semanas – cada único watt economizado pode resultar em cifras vultosas no fim do mês.

Opteron x86

Opteron x86

Outra vantagem diz respeito ao controle mais restrito que a empresa ARM faz da tecnologia ARM. Royalties custam bem menos e os parceiros costumam receber auxílio no desenvolvimento e produção de novos processadores. No mercado especificamente de servidores e cloud computing temos empresas especializadas em criar soluções de software para problemas específicos que, no ARM, custam menos do que nas demais arquiteturas (leia-se x86).

Não foi dessa vez que a AMD anunciou processadores para tablets e smartphones. Entretanto, nós sabemos que a demanda por chips de arquitetura ARM vem aumentando. O Windows 8 lançado na semana passada, por exemplo, conta com uma edição especificamente desenhada para rodar em tablets com a arquitetura diferente. iTrecos da Apple também têm no interior processadores de arquitetura ARM.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando Mossmann
Acho que você está se referindo a Intel, que disse não ter planos de investir na arquitetura ARM.
Thanara Corrêa
A empresa ARM não tinha desistido de um certo tipo de processadores ou coisa assim?
Thássius Veloso
Ivan, a AMD é uma empresa americana baseada na Califórnia. "Advanced Micro Devices."
Ivan Simionato
Só uma coisa... a AMD é uma empresa da alemanha, não americana. Quanto a noticia... muito bom, pena que ainda demora um tempinho pra termos mais essa empresa no mundo ARM.
Marcos Medeiros
Opa, ja estava aprendendo sobre arquitetura ARM, assembly, etc... agora mais um motivo pra aprender, embora a arquitetura AArch64 ainda só exista em teoria xD
Alberth Andrade Silva
Vamos ver no que dá, pois em se tratando de APU AMD está anos luz a frente, já em CPU um pé atrás, mas espero que isso mude em 2013 (difícil, mas não custa acreditar). Já que a Texas Instruments abandonou o ramo de ARM (e dizem que começará a criar chips x86) nada mais justo que este lugar seja ocupado. PS: Este ovo processador ARM da AMD deverá ser show, pois fiquei sabendo que a AMD já fez parceria com a ARM.
Bruno Rodrigues
Vamo que Vamo AMD