A Apple até tentou recorrer mas não conseguiu fazer a corte britânica voltar atrás na sua decisão favorável à Samsung no caso de infração de patentes de design. Com isso, a Apple foi obrigada publicar um pedido de desculpas em jornais e no seu site. Hoje essa decisão foi cumprida, mas o pedido de desculpas não é exatamente o que esperávamos: ele soa mais como um sonoro tapa na cara.

Em um texto de seis parágrafos linkado na página inicial do site do Reino Unido, a Apple apenas relata os fatos da decisão, citando especificamente os três tablets da linha Galaxy que a empresa acusou de estar infringindo em seus designs. Ao longo do texto, a empresa fala da declaração do juiz julgando o caso e cita especificamente a parte em que ele disse que os tablets da Samsung não tinham um design tão descolado.

No final do texto, a empresa aproveita para dizer que em outros países, como Alemanha e nos EUA, casos envolvendo a mesma patente foram decididos a favor da Apple e diz até da multa bilionária que a Samsung pode ter que pagar no futuro. O texto termina dizendo que “enquanto a corte britânica não acha que a Samsung é culpada da infração, outras cortes reconheceram […] Samsung voluntariamente copiou o (muito mais popular) iPad da Apple”.

É esperado que a Apple publique o mesmo texto no formato de anúncios nos principais jornais do Reino Unido. Dado o teor das desculpas, não acho que a empresa vai hesitar muito em publicar esse texto.

Confesso que não esperava que a Apple publicasse um pedido de desculpas admitindo que estava errada e oferecendo uma caixa de chocolates à Samsung como parte do pedido. E também não esperava uma resposta tão formal e seca como essa, que ainda deixa a companhia saindo por cima. Mas levando em conta que trata-se de uma empresa protegendo seus interesses comerciais, é algo até lógico que ela tente sempre buscar o ângulo mais apropriado para si mesma. E parece que conseguiu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Zapata
A "verdade da Apple" é tendenciosa. No mundo normal ela terá que publicar o texto informado. http://www.tecnoblog.net/117712/corte-apple-reescrever-pedido-samsung/comment-page-1/#comment-1408017
Lourenço Santana
Ai ai, engraçado era ver a apple pedindo desculpa e dando uma caixa de chocolate para samsung.
diogod
Como não tem a ver se o tópico que você trouxe foi "atentado a Justiça" ou na minha reformulação, "conduta antiética em relação a assuntos jurídicos"?
pryderi
Vc está falando de uma empresa que comete uma c*gada de projeto no seu telefone e o CEO da empresa vai na frente de todo mundo dizer que a culpa é das pessoas que não sabem segurar a bosta do aparelho. E os macfags amam ser chamados de retardados.
Wesley Marques
Desde que eu saiba, pra alguém pedir desculpas, em inglês, é necessário o uso da palavra "Sorry", o que não encontrei de forma alguma na página da Apple. Acho que a Samsung é a única prejudicada nessa disputa, mesmo ganhando, acaba sendo prejudicada de alguma forma...
Fabio
A decisão do tribunal britânico não disse que Apple teria que pedir desculpas... conforme a agência reuters noticiou na semana passada. O juiz determinou que a Apple esclarecesse que o tablet iPad e o Galaxy Tab eram diferentes.... só isso, nada de desculpas... "O iPad é legal e o tablet da Samsung não é tão legal", disse a Apple, e ponto !
YanGM
A Samsung se inspirou demais no Galaxy S, mas foi evoluindo e criou sua identidade visual com o S3. Mas em relação a tablets, para mim TODOS são iguais, só mudam o software, assim como geladeiras e etc. Não tem o que mudar nessa área, vai fazer tablet redondo? Nem a mesma proporção de tela os tablets da Samsung tem em relação aos da Apple. BTW: Não acredite em patentes genéricas.
Max
Egocentrismo define.
Guilherme Macedo C.
Tendências não são cópias. As pessoas confundem isso a todo momento. Quando a LG lançou o Prada, todos começaram a lançar smartphones iguais. Isso é cópia? Não, é tendência de mercado. Assim como notebooks são semelhantes, TVs são parecidas, geladeiras são quase idênticas. Pra complementar, a primeira garrafa lançada no mundo foi essa: - http://www.google.com.br/patents/USD63657?printsec=drawing&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false Tempos depois veio da Coca-Cola: - http://www.google.com.br/patents/USD105529?printsec=drawing&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false Foram consideradas cópias? De maneira alguma. Foi considerada inspiração e tendência de mercado.
Jeferson Silva
Se eu chamo alguém de ladrão (cópia de produtos patenteados é roubo de propriedade, certo?), levo você aos tribunais, exponho minhas provas, esse alguém se defende, a justiça (no caso, a corte inglesa) decide que o roubo não aconteceu. Não seria óbvio que eu devo pedir desculpas, se não pelo fato do "roubo" realmente não ter acontecido, pelo menos pelo fato de que não tive provas suficientes para provar?
ricardo
Verdade. Eu acho que em casos como esse o texto a ser publicado deveria passar pela aprovação da corte que condenou.
Jeferson Silva
Não entendi isso. Vamos recapitular, onde um pedido de desculpa, ação que pretende redimir qualquer querela entre duas ou mais partes envolvidas em um conflito ou impasse, pode coexistir na mesma frase com as palavras "sem educação". Na verdade, na minha humilde opinião, a Apple deve ser obrigada a se retratar mais uma vez pois descumpriu uma ordem da corte que os julgou. Até porque se você inicia um processo judicial qualquer que seja, está sujeito também a perdê-lo. Esse comportamento da Apple exalta apenas seu ar arrogante ao pensar que todos o copiam... (quando me lembro do roubo da interface gráfica das máquinas da Xerox pela própria Apple...) Lamentável que essas duas empresas fiquem se agredindo dessa forma. Acho que se os produtos da Apple fossem assim tão maravilhosos quanto seu marketing mostra, não haveria espaço para concorrentes. E, por outro lado, se as vendas dos equipamentos da Samsung estão vendendo bem, é porque virtudes eles possuem. Viva a concorrência!!!
Bruno Rodrigues
Sei la em 2006 a Apple lança o Iphone depois de um tempo vem a Samsung com um smartphone que todos conheçem onde desde as curvas até os icones eram parecidos para não dizer identicos aos do Iphone,depois a Apple Lança um produto chamado Ipad e depois uma Empresa,lança um Outro Produto bem parecido em tudo como no Iphone,ai o Pessoal do Design e de Produção ve seu Produto Copiado e decide processar,mas ai o Juiz decide que os Produtos da Samsung são mais legais e que a Apple tem que pedir desculpas.... Olha Sinceramente so não Enchergando para ver que a Samsung Copiou a Apple descaradamente,Patentes existem para isso,agora se o pessoal não quer enchergar so por que os produtos da Apple são caros... não sou fanboy da Apple não mas não sou cego,nos produtos mais recentes a Samsung tem ate criado seu propio estilo,mas nos anteriores me desculpe mas so não era Igual os produtos da Samsung por não ter uma maça Atraz
Fabio
O que a Apple basicamente quis dizer é isto: Os nosso tablets são os mais bonitos; os tablets da Samsung são os mais feios; e ainda: a decisão britânica não foi justa mimimi! [um pouco de pranto]. Só acho que as posições da Apple são rídiculas, porque basicamente está dizendo nos processos que é a mãe do formato retangular com bordas arredondadas! Se bem que o Galaxy Tab 10.1 parece mais um iPad com Android.
Fabio
Mas que ver um link chamado "Samsung" na página inicial da Apple é indecoroso, isso é!
Exibir mais comentários