A NTT Docomo, maior operadora de telefonia do Japão, anunciou o lançamento oficial de um aplicativo capaz de fazer traduções em tempo real de conversas do japonês para outros 10 idiomas, incluindo o português. Isso significa que um nipônico e um brasileiro poderão ter um bate-papo ao telefone em suas línguas nativas e serem perfeitamente entendidos.

Batizado de Hanashite Hon’yaku, o aplicativo foi mostrado no começo do mês pela empresa durante a convenção Ceatec e deve chegar exclusivamente aos clientes da companhia no próximo dia 1º de novembro.

Inicialmente o produto será compatível apenas com inglês, mandarim e coreano, mas “até o final de novembro irá ganhar suporte para francês, alemão, indonésio, italiano, português, espanhol e tailandês”, garante a operadora.

Interlocutor lê ou escuta a mensagem traduzida por meio de sintetizador

Interlocutor lê ou escuta a mensagem traduzida por meio de sintetizador

Apesar do aplicativo ter sido mostrado rodando no Android, a NTT Docomo garante que a novidade estará à disposição de “qualquer smartphone”. De acordo com a empresa, as conversas são traduzidas em tempo real graças a processamento de servidores na nuvem, que analisam as conversas e as convertem em tempo real.

De qualquer maneira, como lembra a rede de notícias BBC, a NTT Docomo não é a única operadora que está trabalhando em uma solução para tradução de conversas telefônicas em tempo real. Os franceses da Alcatel-Lucent também estão trabalhando num programa semelhante, que ainda não tem data para ser lançada. O Google já tem uma solução semelhante para o Android, mas seu funcionamento ainda não permite conversas fluídas.

Com informações da BBC e da NTT Docomo

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sam_Rodrigo
Jackie Cham é Chinês.
Sam_Rodrigo
Manêro!
RamonGonz
gosto da NTT Docomo. Há muitos anos, sempre surpreendendo...
Nikolay Kolegov
Eu também tenho dúvida que esse aplicativo vai funcionar corretamente, pelo menos maquina deve ter cérebro humano
Uendry Ramos Maia
Pode ser que passe por um certo momento de aprendizado, mas deve realmente funcionar. Empresas japonesas não têm o costume de lançar produtos inacabados, são muito perfeccionistas. É com um aplicativo desse que eu vejo o quanto o tempo está passando rápido e a tecnologia evolui no mesmo passo. SUGOI !! o/
Alex Ribeiro
...e serem perfeitamente entendidos. Du-vi-do.
ricardo
Para mim ainda é difícil crer que isso funcionará corretamente.
Leandro Marques
Cadê o Jackie Chan? LOL
Bruno Cabral
O poder dos Japas...