Uma atualização de firmware que será disponibilizada para o PlayStation 3 a partir de hoje tem como objetivo mudar dois itens no console. O primeiro deles são os troféus: eles serão exibidos em uma área diferente e de forma mais detalhada, exibindo até o progresso do jogo. O segundo item, e esse um pouco mais importante do que mostrar conquistas, é na verdade uma remoção de funcionalidade: o programa de enovelamento de proteínas [email protected] será descontinuado.

Envelopamento sendo feito no PS3 | Clique para ampliar

O programa [email protected] está disponível na sessão Life with PlayStation, mas a partir da firmware de versão 4.30 essa sessão será retirada por inteiro. Apesar de estar disponíveis em outra plataforma, a versão para PS3 era especial por causa do hardware do console, que permitiu que ele fosse facilmente implementado e a alta velocidade de acesso à GPU permitiu a exibição de modelos 3D de enovelamento em tempo real.

No post do blog oficial, a Sony não diz o motivo da descontinuação do programa, mas os seus criadores (a Universidade de Stanford) dizem que “[a inclusão do PS3] foi algo capaz de mudar o jogo pois abriu a porta para novos métodos e processadores, levando eventualmente ao uso de GPUs”. No ano passado, uma versão do [email protected] no formato de jogo foi responsável por encontrar, em três semanas, uma solução para um problema que já se arrastava por 10 anos.

Ao todo a empresa diz que o programa contribuiu com mais de 100 milhões de horas-máquina no enovelamento de proteínas e que 15 milhões de donos de PlayStation 3 foram os responsáveis por ajudar a chegar nesse número. Àqueles que tiverem um PS3 e quiserem continuar contribuindo para o projeto depois de atualizar a firmware, existem versões par OS X, Windows e Linux disponíveis para download em seu site oficial.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

YanGM
A dona Microsoft deveria apoiar esse projeto. Eu deixaria meu Xbox ligado 24/7 pela ciência.
Samuel Antonio Oliveira Silva
E qual é a garantia que o processamento seja usado exclusivamente para o que eles descrevem?
Guilherme Macedo C.
A contribuição do PS3 era gigantesca. Não tem explicação lógica pra tirar um recurso que ajuda a humanidade.
Guilherme Macedo C.
Exatamente. O que poderia sair caro e levar décadas, pode ser feito com custo reduzido e em pouco tempo. E existem outros projetos do tipo. Algum tempo atrás fiz uma lista dos projetos: http://sinapseslivres.com.br/2011/07/projetos-de-computacao-em-grade/
Lucas
Em vez de empresas que pesquisam cura para doenças gastarem mi(bi)lhões em máquinas que requerem um enorme processamento de dados, eles tem um software que "aluga" o tempo ocioso do teu processador para ficar executando esses cálculos. Parece pouco, mas de pouquinho em pouquinho, milhões de máquinas estão contribuindo para ajudar a entender doenças e problemas genéticos. E este software estava disponível no PS2.
Matheus Fritzen
Não entendi qual a finalidade disso....
Rafael Machado de Souza
Nem me importo com esse recurso, mas gostaria muito que incluissem a integração do PS3 com o app de controle remoto oficial. alias, já usaram a nova PSN? usei ontem com minha conta britânica e está excelente. pelo menos uma coisa ficou bem melhor.
bawlaw
A Sony e seu des-serviço, é uma das unicas empresas que tira recursos uteis do sistema por nenhuma razão aparente (a fundação GNOME tambem faz isso).. primeiro tirou a possibilidade de instalar o linux no PS3.. agora tira o [email protected]