Início » Arquivos » Negócios » Google decepciona investidores depois de resultado enviado antes da hora

Google decepciona investidores depois de resultado enviado antes da hora

Empresa falha em ganhar dinheiro com dispositivos móveis

Avatar Por

A semana se encerra e não foi das melhores para o Google Inc., empresa que controla o buscador e todo o resto relacionado ao gigante das buscas. Na quinta-feira as ações do Google despencaram quase 10% na bolsa eletrônica Nasdaq devido aos resultados financeiros para o terceiro trimestre deste ano. Investidores temem e a companhia precisa responder à altura.

Detalhe: a agência que emite os comunicados financeiros do Google clicou no botão “Enviar” antes da hora. Todo mundo recebeu um relatório incompleto no qual se lia, em um dos parágrafos, que o espaço permanecia em branco no aguardo de comentários de Larry Page, co-fundador e CEO do Google.

Excluindo alguns itens, a receita do Google no terceiro trimestre fiscal ficou em 11,3 bilhões de dólares. De acordo com a Bloomberg, os acionistas esperavam pelo menos 500 milhões de dólares a mais nos resultados do período. “Fail”, eles devem estar pensando agora.

Nasdaq teve que interromper negociações do "GOOG" por duas horas na quinta-feira (fonte: Yahoo Finance)

Nasdaq teve que interromper negociações do “GOOG” por duas horas na quinta-feira

Os resultados impactaram negativamente as ações “GOOG” na Nasdaq porque houve queda no valor médio pago por clique pelos anunciantes se comparado ao mesmo trimestre do ano passado. O New York Times aponta que o decréscimo vem acontecendo sucessivamente nos mais recentes quatro trimestres, ainda que depois de oito trimestres de escalada contínua.

Curiosamente, o volume de cliques em anúncios pagos subiu 33% devido ao avanço do Google no mercado de dispositivos móveis. O Android, plataforma móvel mantida pela companhia, de fábrica utiliza as pesquisas do Google e outros serviços que exibem propaganda.

Um analista consultado pela Bloomberg aponta que o negócio de publicidade em pesquisas subiu 15%. Parece-lhe bom? É metade do que foi registrado no ano anterior, o que também desanimou os investidores.

Especula-se que a Amazon e o Yelp estejam, pouco a pouco, tomando espaço do Google para pesquisas específicas – produtos e restaurantes, respectivamente, e ambos restritos ao mercado americano.

O Google enfrenta dificuldades para ganhar dinheiro com os dispositivos móveis. Embora abocanhe uma boa fatia do mercado, os números não agradam os investidores. Situação similar à do Facebook, cuja forte presença no Android, no iOS e no Windows Phone (apenas para citar as plataformas em maior evidência), não faz necessariamente com que a empresa ganhe dinheiro nas telinhas.

Larry Page reconheceu num encontro com executivos e acionistas que a transição dos computadores para os tablets e smartphones é uma oportunidade para a companhia. “Não me preocupo com isso em relação ao nosso negócio de maneira nenhuma.”

Seguindo o padrão estabelecido de mercado, o Google não discrimina receita por operação nacional. Quer dizer que não temos como saber o desempenho das atividades da empresa no Brasil nem como se compara com os demais países em que o Google está presente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gaius Baltar
@SouzaFlash, O dinheiro do grosso não vem das apps, músicas e vídeos e sim da publicidade, e nesse aspecto uma publicidade nos smartphones Android sofre um desconto de cerca de 40% em relação ao PC e 25% em relação aos tablets (área dominada pela Apple). PS: A Google também tem um Smartphone com o custo de $80,00 doláres mas vendia a R$ 2000,00. E fez um sucesso enorme. Só que não...
Thanara Corrêa
Logo se recupera, Google não chegou onde está do nada né gente? Olhem a quantidade de serviços oferecidos por eles?
VTR
Acho que será o contrario..
YanGM
Ai a FTC iria chiar, já que a Microsoft é quase dona da Apple. Iria juntar as 3 gigantes em SO móvel em uma porcaria só.
YanGM
Eu era um usuário padrão do Android, até que, depois de muita luta, consegui um cartão internacional. Depois de dizer até a cor da minha cueca, finalmente consegui o direito de comprar um aplicativo de 0.99c. Hoje não existe mais nenhum aplicativo pirata no meu Galaxy Nexus.
Tomás Hugo Almeida
Realmente foi uma mancada ter enviado o relatório antes da hora. Mas ao ler o mesmo vejo alguns pontos que me motivariam a comprar ações do Google: 1 - A receita aumentou 45% do trimestre e pela primeira vez o Google lucrou mais de 14 bilhões de dolares. 2 - O número de cliques aumentou 33% e a tendência é o custo por clique cair e caiu 15% 3 - O TAC (traffic acquisition cost), dinheiro que o Google divide com os parceiros através do adsense aumentou de 24% para 26% somando 2,71 bilhões... Um problema é a Motorola que tem diminuido suas receitas e, claro, o Google tem que se reinventar para permanecer entre os grandes players, mas isso toda empresa tem que fazer. Só não dá para esperar agilidade de startup de uma empresa que já tem 54 mil funcionários.
fac_713198649
A Apple já pensa em comprar o Google
@rodrigorsena
Pensei isso também....
Silvio Ney
Não é que seja prejuízo, prejuízo é quando você tem mais despesas do que ganhos. Ela, no caso, teve queda nos lucros. É diferente.
Luandersonn
É Facebook, você tem um parceiro em prejuizo em publicidade movel.
Fabio
Só esqueceu de citar que no último trimestre as ações do Google cresceram 33% em apenas três semanas !!! Pra mim o Google faz um trabalho incrível com o Adsense no Youtube... além de ganhar dinheiro com os cliques ainda permite que outros ganham com conteúdo original. Isso é uma grande estratégia de marketing que nenhum outro serviço de publicidade e vídeo faz, sem contar que estimula as pessoas a criar e enviar conteúdo!!!
SouzaFlash
Julix, sou usuário Android a cerca de dois anos e ja gastei entre 50 e 60 dólares com apps. A diferença é que a Apple tem um SmartPhone com o custo de $80,00 doláres mas vende a R$ 2.000,00
Vitor
Eu bem que queria 11,3 bilhões de dólares...
Gabriel Santos
Uma grande jogada para escapar do Anti-truste ...
Edmilson
Hora de comprar ações do Google.
Exibir mais comentários