Início » Arquivos » Internet » Kim Dotcom fala da segurança do Megabox

Kim Dotcom fala da segurança do Megabox

Avatar Por

No final de agosto, Kim Dotcom deu mais detalhes do que os usuários devem esperar do Megabox, o serviço de compartilhamento de arquivos que deve nascer das cinzas do Megaupload. Pouco mais de um mês depois, o projeto começou a ganhar forma em dois vídeos. Hoje, em entrevista à revista Wired, ele falou um pouco mais do site, focando principalmente nas suas funcionalidades de segurança e privacidade.

Segundo Dotcom, todos os arquivos enviados para o Megabox serão criptografados usado AES e apenas os usuários que enviaram os arquivos terão a chave para descriptografa-lo. Devido à essa proteção, ninguém dentro do Megabox terá acesso aos arquivos, portanto não pode ser responsabilizada se o usuário enviar algum arquivo protegido por direitos autorais – e isso também protege no caso de apreensão de servidores.

Por sinal, falando dos servidores, Dotcom cita que todos os arquivos serão armazenados em dois datacenters redundantes, um em cada país. Ele também planeja permitir que qualquer pessoa se torne um servidor do Megabox. “Estamos criando um sistema em que qualquer servidor do mundo […] pode se conectar na nossa rede, já que os servidores não podem ver o que foi armazenado dentro deles”, garante ele.

Os itens discutidos por Dotcom vão ser muito bem vindos do ponto de vista do usuário que não quer ser rastreado e deve garantir que os arquivos fiquem intactos caso algum grupo de servidores seja apreendido ou tirado do ar. Nenhum dos itens, no entanto, deve agradar as empresas detentoras de direitos autorais. A expectativa é de que ele seja lançado ainda esse ano.

Para quem não viu o vídeo da criação do Megabox, liberado no mês passado, ele está logo abaixo.


(Vídeo no YouTube)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Asdrubal Afacinha
Creio que serão criadas pelo menos 2 seviços. Um equivalente ao megaupload para a partilha de ficheiros, e outro serviço de música que será o megabox.
Lucas Munhoz
O Spotify e o Rdio também funcionam com o Last.fm
Guilherme Mendes
Exatamente. É o que eu penso que vai acontecer. Veremos em breve.
Thanara Corrêa
Poxa vida e o megauploud? :/ será que ele abandonou o projeto?
Edmilson
Mas isso exigiria um novo nível, o site deixaria de apenas guardar o arquivo mas o colocaria em algo tipo um winrar com senha. em todo o caso aguardemos o serviço entrar no ar para ver como funcionará
Guilherme Mendes
Edmilson, pelo que entendi, o usuário terá a senha para descriptografar os arquivos. Assim, qualquer um pode baixar, mas só quem tem a senha pode abrir o arquivo. Mas a outra opção é válida também, embora eu acho que a senha ser para descriptografar seria uma opção melhor para o serviço, pois reduz os riscos de alguém invadir o site e ter acesso a tudo.
Matheus Rodrigues
Galera, segundo o próprio site do Kim Dotcom (http://kim.com) o lançamento ocorrerá dia 01/11/2012 às 20hrs.
Marcell Almeida
Pô, não sabia desse site Douglas. Valeu pela dica! :)
Edmilson
"e apenas os usuários que enviaram os arquivos terão a chave para descriptografa-lo" isto é equivalente à uma senha para baixar ou a pessoa baixa o arquivo encriptado e depois executa de alguma forma para decriptar? Fiquei intrigado como isso funcionará para o compartilhamento.
Douglas Teles
Existe sim: http://kim.com/ lá mostra a contagem regressiva para a volta do Mega.
Marcell Almeida
Aliás, eles falam falam e falam do Megabox.. Mas não dão uma previsão de lançamento, né? E nem uma landing page sequer existe..
thiagomdev
Alguém sabe quando será o lançamento ?
qgustavor
A tecnologia sendo usada contra a tecnologia, me lembrou a Evil Week mas mais ainda me lembrou como o The Pirate Bay está se ajustando para durar até o planeta acabar. É impressionante que ambos os sites ( se bem que o MegaBox ainda não é um ) estejam usando o melhor das tecnologias já divulgadas para contornar problemas desde os jurídicos até os militares.
Diogo Tasquin Reducino
Yaar haar! \o/
Marcell Almeida
Se o Megabox for tudo isso mesmo, vai acabar derrubando até mesmo outros serviços como o Spotify. Até integração com Last.fm vai ter. Pela propaganda e balbúrdia que eles tem feito na internet parece que vai revolucionar tudo. Mas é complicado tirar conclusões antes do lançamento. Confesso estar um pouco ansioso até!