O Ubuntu 12.10 mal foi lançado (e sua página está no ar junto com uma leve provocação à Microsoft) e a turma da Canonical já está pensando na próxima versão da distro. Como já é de praxe, o nome da próxima versão do Ubuntu já foi escolhido: Bassarisco Ávido.

Mas também pode ser “Insaciável”

O codinome original do Ubuntu 13.04, em inglês, mantém o padrão de usar um adjetivo + um animal mantendo uma ordem alfabética: Raring Ringtail. O nome foi escolhido pelo próprio Mark Shuttleworth, que explica os motivos de tão estranha combinação (tradução livre):

“Nos próximos seis meses queremos alinhar celulares, tablets e TVs. Então acho que é hora de olharmos para o núcleo do Ubuntu por uma lente mobile: vamos medir nossa plataforma pelas métricas do mercado mobile, coisas como tempo da bateria, número de processos rodando, etc. e polir as arestas que encontrarmos enquanto estivermos fazendo isso.

O quanto mais próximos conseguirmos chegar ao núcleo do sistema, melhor ele ficará em notebooks e na nuvem também.”

Como “ávido” pode ser interpretado também como “insaciável” ou  “cheio de entusiasmo”, é possível entender que a Canonical pretende fazer o que estiver ao alcance dela para adaptar o Ubuntu aos novos tempos (entenda-se: smartphones, TVs e tablets).

E o que diabos é um Bassarisco? É um primo do guaxinim, conhecido como Ringtail lá fora porque… bom, a cauda dele é anelada.

Com Informações: OMG! Ubuntu.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados