Início / Arquivos / Internet /

Próximo Firefox terá integração nativa com Facebook

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Assim que o Firefox 16 foi liberado (e tirado do ar e depois liberado novamente, devido a uma falha de segurança séria), a Mozilla publicou também o primeiro beta do Firefox 17. E com isso, mostrou o que está preparando para a próxima versão do navegador: uma maior integração social. A ideia da Mozilla é oferecer uma API para redes sociais e para mostrar exemplo, ela mesma vai integrar o Facebook no navegador.

Como bem nota a Wired, não é a primeira vez que um navegador terá funções sociais integradas. O pouco conhecido Flock é um navegador que tem exatamente esse objetivo, oferecendo suporte a várias redes sociais nativamente – mas a sua adoção nunca foi das maiores e por isso a companhia criadora decidiu descontinuá-lo.

A Mozilla diz que, por enquanto, trabalha em implementar o Facebook Messenger como teste na próxima versão estável do Firefox, que ainda não tem data para sair mas deve acontecer em até 6 semanas. A Social API não é especifica para o Facebook, por sinal: ela deve permitir que outras redes sociais como Twitter e talvez até o Google+, sejam integradas também.

Mais detalhes sobre como ela funciona estão disponíveis em sua documentação no site da Mozilla. E quem quiser testar o Firefox 17 beta para fazer seus próprios experimentos com a Social API, pode baixá-lo aqui (a integração com o Facebook não está implementada ainda).

Me pergunto se isso vai fazer a audiência do Firefox aumentar ou se vai assustar os seus atuais usuários que, procurando por algo mais simples, vão abandonar o navio e migrar para o Chrome. Saberemos em pouco mais de um mês.