Assim que o Firefox 16 foi liberado (e tirado do ar e depois liberado novamente, devido a uma falha de segurança séria), a Mozilla publicou também o primeiro beta do Firefox 17. E com isso, mostrou o que está preparando para a próxima versão do navegador: uma maior integração social. A ideia da Mozilla é oferecer uma API para redes sociais e para mostrar exemplo, ela mesma vai integrar o Facebook no navegador.

Como bem nota a Wired, não é a primeira vez que um navegador terá funções sociais integradas. O pouco conhecido Flock é um navegador que tem exatamente esse objetivo, oferecendo suporte a várias redes sociais nativamente – mas a sua adoção nunca foi das maiores e por isso a companhia criadora decidiu descontinuá-lo.

A Mozilla diz que, por enquanto, trabalha em implementar o Facebook Messenger como teste na próxima versão estável do Firefox, que ainda não tem data para sair mas deve acontecer em até 6 semanas. A Social API não é especifica para o Facebook, por sinal: ela deve permitir que outras redes sociais como Twitter e talvez até o Google+, sejam integradas também.

Mais detalhes sobre como ela funciona estão disponíveis em sua documentação no site da Mozilla. E quem quiser testar o Firefox 17 beta para fazer seus próprios experimentos com a Social API, pode baixá-lo aqui (a integração com o Facebook não está implementada ainda).

Me pergunto se isso vai fazer a audiência do Firefox aumentar ou se vai assustar os seus atuais usuários que, procurando por algo mais simples, vão abandonar o navio e migrar para o Chrome. Saberemos em pouco mais de um mês.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wesley Marques
As pessoas esqueceram que no Chrome é só instalar Extensões para ter as mesmas funcionalidades?
Adriano Fortunato
Não vai assustar usuários, pois quem quer coisa simples, usa o Chrome e não o Firefox... É muito válido a integração com redes sociais, pois Isso já faz parte da vida das pessoas!
Vitor
\O/ no aguardo
Guilherme Silveira
Firefox 17 já tem data pra sair: 20 de novembro.
Maiko Gabriel Kinzel Engelke
Como usuário e fã do Firefox, acho que é só uma questão de fatos. Firefox tem ventagens e desvantagens para todo tipo de usuário, e o mesmo pro Chrome e IE. Velocidade de navegação é o chrome, sem dúvida nenhuma, porém o custo é um consumo exagerado de memória e processamento, enquanto que o Firefox tem um excelente gerenciamento para um alto número de páginas. Mas pra certas pessoas, esse consumo não tem importância, afinal, elas só precisam do navegador funcionando. A maioria dessas pessoas nem precisa de um Sistema Operacional, o Chromium serve muito bem pra elas, é só um navegador.
Patrick Bailey
agora sem zuera, o Flock era mto bom e o rockmelt era animal até o FB mudar para esse timeline. O feed era disposto de forma mais inteligente que dispensava a necessidade de ter que entrar no post para ver do que se tratava o update. Tomara que com o lançamento deste novo firefox os desenvolvedores do Rockmelt voltem a lançar novidades.
Patrick Bailey
no dia do lancamento do "novo navegador com integração ao FB" Pessoa A: Eu tenho Rockmelt Pessoa B: ahh pode cre, o meu eh tipo rockmelt. hahaha esse comercial "Tipo NET" eh foda!
Vitor
O Firefox é melhor que Chrome. Hoje.
Vitor
Maluco, o Paint trava no Vista...
Vitor
Cara, o Flock (que é baseado no Firefox) surgiu antes do Rockmelt, mas como foi dito ele foi descontinuado. Mas tô acahndo que ela vai voltar principalmente pelos dizeres que estão no site oficial: http://flock.com/
Thiago Sabaia
Eles só dizem a verdade, o Chrome é melhor que o Firefox. No dia que o Firefox estiver melhor que o Chrome você vai ver um post desse aqui.
Rafael Silva
Marcus, Você leu todos os posts do Tecnoblog sobre o Firefox? Como o que citamos que ele tem agora uma versão para Windows 8 em teste (algo que o Chrome ainda não tem), ou o post onde citamos a excelente engine de renderização de JavaScript que a Mozilla recentemente implementou nele, ou ainda o post falando da chegada do leitor de PDF nativo no navegador, ou até mesmo o texto onde citamos a mudança visual que ele passou há alguns meses? Em nenhum desses falamos que o Chrome tem vantagem ou seria uma melhor alternativa. Pode ler. Fato é que o campo de navegadores é tão diversificado que hoje o Chrome pode ser melhor, amanhã o Firefox pode ser melhor, depois o Safari pode sair na frente e, quem sabe, até o Opera pode ganhar uma funcionalidade sensacional que o faça ganhar um destaque enorme. Mantemos a cabeça aberta para isso sempre. E você não é obrigado a escolher um, eu mesmo uso tanto o Firefox quanto o Chrome, cada um com seu fim específico. É uma pena que existam leitores como você que acham que somos pagos para promover o Chrome quando na verdade só estamos deixando bem claro que existem alternativas ou que o navegador do Google pode ter implementado primeiro uma funcionalidade que só recentemente chegou ao Firefox. É nossa obrigação citar justamente porque temos leitores mais inteligentes que vão lembrar que algum concorrente já fez isso primeiro. O que me resta é lamentar essa atitude um tanto quanto ignorante e esperar que ela mude no futuro. :)
Felipe Goldenberg
Desculpe, mas aonde que ele fala mal do Firefox?
Mateus Garcia
O Firefox 16 está muito bom, principalmente para quem é desenvolvedor. A versão 17 deve estar ainda melhor!
Bruno Silva
O comentário fala a verdade, nada mais que a verdade, se estivessem mentindo, aí seria problema.
Exibir mais comentários