Início » Arquivos » Brasil » Vivo coloca antenas de celular em postes de luz

Vivo coloca antenas de celular em postes de luz

Instalação subterrânea evita poluição visual

Lucas Braga Por

Rio de Janeiro – A Vivo apresentou na Futurecom 2012 uma novidade para melhorar o sinal de celular: antenas em postes. Sabe aqueles postes de iluminação que ficam na rua? A operadora quer utilizá-los para colocar antenas de 2G, 3G e até mesmo 4G. E não pense que vai ficar feio: as caixas do equipamento são todas subterrâneas.

A ideia por trás de uma antena em poste é atender alguma área com alta concentração de pessoas e que não tenha muito espaço. Isso poderia ser utilizado para cobrir praças, eventos, arenas e até mesmo partes mais centrais de uma cidade, onde uma antena convencional contribuiria para a poluição visual. De acordo com o presidente da Telefônica/Vivo, Antônio Carlos Valente, esse novo conceito de antenas foi produzido no Brasil e será patenteado em breve.

As caixas onde ficam os equipamentos das antenas é subterrânea, dentro de uma caixa de fibra de vidro, protegendo de água e possíveis impactos causados no subsolo.

Uma caixinha no poste e é isso que a operadora precisa pra cobrir alguma área

Esse modelo de antena também poderá ser utilizado por outras operadoras, mas imagino que as concorrentes deverão pagar royalties para usar a tecnologia. É uma aposta muito interessante, que, além de reduzir o impacto visual, possibilita que a operadora cubra novas áreas sem muito esforço, uma vez que o poste já existe.

Antenas irregulares são algo normal, diz presidente

Em abril desse ano, 2 mil antenas de celular estavam em situação irregular – só da Vivo eram 539. Questionado pelo Tecnoblog sobre a posição da operadora acerca do problema, Valente afirmou que esse tipo de irregularidade é normal. “O problema não é registrar a antena na Anatel, e sim registrar a propriedade. Como faz pra conseguir alvará de operação em uma favela, onde tudo é irregular? Antes de qualquer coisa, é necessário oferecer o serviço aos clientes”, defende.

Acredito que uma boa solução para esse tipo de problemas seja a utilização dessas novas antenas fixadas em postes. Mas calma lá que antes de qualquer implementação deve haver alguma burocracia entre as operadoras e a prefeitura, envolvendo autorizações para escavar e utilizar o mobiliário pública em prol de um serviço privado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Max
Always do
Max
Gatos <3
viniciusghietti
As antenas do 4G de 2,4 ghz nao alcançam uma vasta area como a do 3G. Nao ncessariamente, vc viu o nivel do sinal do celular? Todo investimento é mt bem vindo Ahh, a TIM mal começou os testes em 4g oops...
Bruno Silva
Na TIM é 50Kbps por padrao
Alexandre Peixoto de Andrade
Que adianta, mais antenas, e o pior plano que existe de internet 3G veja a Tim pago por Dia e uso a vontade nem franquia estão cobrando mais, agora na VIVO voce atinge 200mb e cai pra 50kbps até o final do Mês, não to nem ai pra VIVO enquanto TIM não me cobrar to na boa, e olha que um amigo meu é mais ousado e usa como ponto principal de internet com o modem 3G dele ele já baixou Darksiders 2 de PC entre outros jogos recentes, o que se pode dizer e só paga 0,25 por dia usando o chip TIM BETA que recomendei pra ele. e ele já baixou mais de 30Gb quase 67Gb em um Mês com Internet 3G TIM BETA chegando entre 1.1Mbps a 2.1Mbps em São Cristovão - RJ. Aqui onde moro só atinge 1.1Mbps e raramente mostra 1.9Mbps taxas de Download de 122kbps e 191kbps. Quer mais? Pra que VIVO? 4G já vai ter o Melhor Sinal nem vai ser tão necessário assim, imagino daqui a 4anos o povo usando TV e recebendo interferência de Internet 4G, porque dúvido muito que o sinal de TV aberta vai estar Off até 2016. Igual os Estádios que não estarão prontos rsrs.
YanGM
Tão alto quanto o risco de fazerem gato nos cabos de energia elétrica.
Thiago Sabaia
Tim, dê uma de Latino e crie uma versão dessa antena.
Neto Teixeira
Vivo com essas idéias ai de antenas sem interferir no espaço público. Mas isso ai é 99% só fachada. Na cidade do interior onde moram meus pais, a vivo instalou uma antena no meio de um mirante recém inaugurado, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. A parceria em troca com a prefeitura só garantiu uma coisa, internet wifi no mirante/praça. Ficou ridículo a parada.
AngeloBgu
Aqui no RJ o prefeito Eduardo Paes não irá autorizar isso, pois pra ele isso deixa a cidade mas " feia " ..., já mandou tirar um monte de antenas em prédios imagine em poste de luz.... kkkk
Lucas Corrêa
Acho super interessante os postes servirem como antenas, só espero que na instalação das caixas no subsolo não estraguem as calçadas, como algumas empresas costumam fazer. E ... ainda não patentearam? Cuidado com a Apple hein!
Alexandre
Só pra ter certeza: rolou aquela ironia básica aí, né?
Diego Macan
Acredito que deve resolver bem o problema no centro de São Paulo, aqui o 3G é sofrível devido a quantidade de pessoas conectadas ao mesmo tempo. E é claro que pode ser aprimorada com o tempo para alcançar maiores distâncias, a ideia é excelente!!
Claudio H.
Essa solução se mostra interessante também para pequenas áreas sem rede, os "pontos cegos" entre o alcance de uma antena e outra. Tomara que o governo não encrespe com essa iniciativa.
Diego Macan
Prioridades...uma simples questão de prioridades...
Turdin
E o risco de roubo dos equipamentos, não é alto não?
Exibir mais comentários