Início » Arquivos » Antivírus e Segurança » Bad Piggies falso infecta mais de 80 mil usuários do Chrome

Bad Piggies falso infecta mais de 80 mil usuários do Chrome

Adwares estão listados na Chrome Web Store há mais de uma semana.

Paulo Higa Por

Após apanhar muito dos pássaros nervosos, os porquinhos verdes de Angry Birds quiseram se vingar e ganharam um jogo próprio, o Bad Piggies. Mas, diferentemente do joguinho dos pássaros, o novo título da Rovio ainda não ganhou uma versão para o Chrome. Infelizmente, uma versão maliciosa do jogo acabou sendo disponibilizada na Chrome Web Store e já infectou mais de 80 mil instalações do Chrome.

Aparentemente, o Bad Piggies falso é apenas um adware e não faz nada além de entupir seus sites favoritos com banners publicitários. Entretanto, as permissões do aplicativo mostram que ele possui acesso aos dados de todos as páginas que você visitar, logo, ele também poderia ser usado para roubar informações pessoais, inclusive dados bancários.

Chrome Web Store está infestada de Bad Piggies falsos

Quem descobriu o malware foi a empresa de segurança Barracuda Networks. E eles ainda estão lá: fizemos uma busca por “Bad Piggies” na Chrome Web Store e encontramos 5 aplicativos que utilizam o nome da Rovio para enganar usuários, todos com centenas ou milhares de instalações.

É uma pena que esse tipo de aplicativo seja liberado na Chrome Web Store e o monitoramento por parte do Google seja ineficiente. A ficha de um deles indica que ele foi liberado no dia 28 de setembro e, mesmo após 311 avaliações (praticamente todas com uma só estrela), o Bad Piggies falso continua lá, firme e forte.

No momento, o Bad Piggies está disponível para iOS, Android, OS X e Windows. Os links para download podem ser encontrados no site do jogo. Versões específicas para Windows 8 e Windows Phone chegam em breve, segundo a Rovio. E vale a recomendação de segurança: confira as avaliações dos usuários antes de baixar um aplicativo, mesmo que ele esteja numa loja oficial.

Com informações: SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
MAS GENTE NÃO ENTRAM AMEAÇAS NO CHROME TEM SANDBOX
Bruno Pereira
Tô tomando raiva da Google! Vai esperando minha revolta! Já não comfio em quase nada de lojas deles...
Felipe Rodrigues
É o que todos deveriam fazer né, mas...
Pedro Saldanha
E ainda tem gente que instala essas coisas.
Sam_Rodrigo
Que porcaria!
Fer
HA HA! #nelsonmeme
Vinicius Salvati Melquiades
Quanto a dados bancários, eu sempre uso o modo privativo do chrome, por padrão os plugins/apps são desabilitados nele
caRIOca
Eu aqui com meu Internet Explorer sem nada agregado.
Luandersonn
Aprendi a não confiar nas lojas do Google :s
Felipe Issa
Isso só mostra que mesmos com os melhores métodos de proteção (bots anti malware do google, anti virus, anti malware), se o usuário não ficar atento nada disso adianta.