Máquinas com Windows 8 chegam às prateleiras e à casa de consumidores a partir de 26 de outubro. Para não faltar com a tradição, a versão mais recente do Windows contará com aquela série de aplicativos terríveis pré-instalados, dependendo do fabricante. O crapware (como é chamado) foi confirmado pela ZDnet na loja virtual de um grande varejista americano. Você duvida que o mesmo crapware estará nos computadores com Windows vendidos no país?

Pelo menos alguns notebooks e AIO (all-in-one) das fabricantes Acer e Gateway incluem alguns aplicativos que sabidamente são uma chatice para desinstalar. Por exemplo, o Acer visto pelo site ZDnet inclui Nero 12 Essentials. Qualquer pessoa com algum conhecimento de informática sabe que o Windows oferece desde as últimas versões software integrado para queimar DVDs. E mais: quem queima DVDs hoje em dia? Sim, tem gente que o faz, mas tenho visto cada vez menos a mídia física sendo usada.

De qualquer forma, o Nero 12 Essentials possivelmente inclui bem mais do que aplicativos simples de gravação de DVD.

O notebook da Gateway avistado pelo site de notícia inclui Gateway Games, um serviço oferecido por terceiros com direito a 10 demonstrações de jogos, cada qual dando 6o minutos de jogatina. Sabe aqueles jogos terríveis e impossíveis de apagar da máquina depois que você se cansa dos popups irritantes? Aposto que os títulos inclusos no Gateway Games fazem parte desta categoria.

A loja HSN inclui um DVD com mais aplicativos para o consumidor instalar se quiser. Menos mal, pois cabe a cada um decidir se quer colocar no PC com Windows 8 o planejador de casamento perfeito (é sério).

Os computadores com Windows 8 estavam à venda com entrega prometida para alguns dias ou algumas semanas, sem respeitar o prazo de 26 de outubro determinado pela Microsoft. A loja HSN interrompeu a venda depois de receber pedidos da Acer e da Microsoft para respeitar a data de lançamento do próximo Windows.

PCs vendidos nas lojas da Microsoft não vêm com crapware – somente o Windows. A companhia faz a instalação limpa em máquinas de terceiros desde que o consumidor tope pagar 99 dólares. O programa Microsoft Signature está disponível para americanos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ramon Melo
Não consigo entender essa gente que diz que o "Windows é um bom SO PORQUE É POPULAR" e depois diz que ele é bom APESAR DE IMPOPULAR. Tem que se decidir, galera, hipocrisia não é legal.
Rodrigo Rodrigues
A primeira coisa que eu faço quando pego qualquer PC novo é formatar, seja pra instalar o Linux ou uma versão limpa do Windows (dependendo de qual for ser o uso da maquina)... e lógico, apago a partição de restauração que normalmente ocupa bem uns 30 GB do disco só pra vc não precisar do DVD...
Daniel Lobo
Crapware?? Pra mim é muito simples, formato, pego uma cópia de instalação do Windows, instalo a mesma que veio no notebook e valido com a Microsoft pelo telefone (pela internet pode não funcionar mais, porque tem um limite de validações pela a mesma). Fiz isto com meu último notebook da HP e Windows Home Premium. O que vale neste caso é o número de série original.
True Story
Deus não te ouça. Meus Pcs não tem disco otico ja tem mais de 4 anos.
True Story
Não esta. as pessoas que são limitadas. O uso do windows continua praticamente o mesmo do windows 7 em modo desktop. O que vejo é Haterismo. o windows 8 é um otimo sistema e nem de longe vai ter o mesmo fracasso que o vista.
Emanuel Schott
Windows 98 - Maravilha Windows ME - Porcaria Windows XP - Maravilha Windows Vista - Porcaria Windows 7 - Maravilha Windows 8 - Pela tradição, deve ser mais uma versão porcaria.
Emanuel Schott
O DVD "normal" do Windows também não vem com esses crapware's. Quem adicionam essas porcarias são as fabricantes com versões OEM's.
Emanuel Schott
Quando comprei meu notebook a uns 3 anos atrás, veio com o nada leve Vista. A Lenovo ainda adicionou trocentos aplicativos inúteis na instalação, demorou uns 50 minutos pra iniciar da primeira vez. O HP de uma amiga também veio com esses aplicativos que não servem pra nada, ela vivia reclamando da lentidão do computador. Me agradece até hoje por fazer uma instalação limpa no PC dela.
Rafael Machado de Souza
não. só desinstalando um por um
Ricardo M.
Não será um crapware, mas um vírus disfarçado de sistema operacional! ashuashuahsuahsuaahsu
Jonathan André Varella Gangi
Só discordo da frase na reportagem "E mais: quem queima DVDs hoje em dia?", na verdade bastante gente em minha opinião. Eu mesmo queimo direto, pois trabalho com edições de vídeo.. Fora que pra gravar distros linux, acho melhor do que ter que ficar formatando pen-drive, usando por um tempo, depois formatar de novo, enfim... Mídia digital terá vida longa ainda!
Jonathan André Varella Gangi
Novo Vista feelings!
Jonathan André Varella Gangi
Jogos, diga-se um monte de jogos lixo, que nem de graça o pessoal quer jogar né?
Jonathan André Varella Gangi
Caraca!! Mas não tem como remover isso pelo componentes do Windows ou então pelo modo de segurança??
Jonathan André Varella Gangi
kkkkkkkkk bem isso!!
Exibir mais comentários