Nokia Xpress

A Nokia tem testado um novo navegador para o Windows Phone, especialmente desenvolvido para economizar na troca de dados quando estiver na rede 3G. Chamado de Nokia Xpress, o software atualmente se encontra em estágio beta de testes. Não é por nada, mas o aplicativo (download abaixo) funciona melhor do que o navegador nativo do Windows em alguns aspectos.

Por trás do funcionamento econômico do Nokia Xpress há uma nuvem pública da companhia finlandesa. Nesses computadores as páginas são processadas antes de chegarem ao smartphone do usuário. É de lá que vem economia de até 85% no consumo de dados, conforme os números divulgados.

Economia no tráfego de dados
Economia no tráfego de dados

A integração com o SkyDrive garante armazenamento de conteúdos na nuvem da Microsoft. Infelizmente, não consegui ativar o recurso. Há inclusive o download automático de um site para a conta do SkyDrive, segundo informações fornecidas pela Nokia.

O Nokia Xpress permite salvar páginas para ler mais tarde sem a necessidade de conexão. Vai pegar o avião e quer armazenar algumas leituras para os momentos de tédio da viagem? O recurso te servirá muito bem. Outro recurso bacana, similar ao Flipboard, transforma os conteúdos previamente cadastrados em visual de revista. Mais agradável de ver.

Os QuickLinks (links rápidos) se assemelham ao que, salvo engano, a Opera Software foi a primeira a fazer ainda no navegador para PCs: acesso rápido às páginas preferidas e vistas com maior frequência. Espero que você coloque o nosso endereço m.tecnoblog.net lá. Hihihi!

Outra função interessante habilita a pesquisa rápida pelas palavras que o dono do aparelho porventura selecionar. Em vez de copiar e depois colar no aplicativo de Bing, basta selecionar para que um menu de contexto ofereça a opção de pesquisar. A pesquisa ocorre em vários serviços: Wikipedia, YouTube e Bing. Será que os termos da Microsoft proíbem a adição do Google como buscador integrado de um aplicativo?

Pesquisa rápida com o menu no pé da tela
Pesquisa rápida com o menu no pé da tela

Sei que os grandes parceiros da Microsoft no Windows Phone têm acesso a funcionalidades do sistema que os reles desenvolvedores jamais tomarão conhecimento. Só não sei dizer se a Nokia se utiliza destes privilégios para criar o navegador ou se outros devs podem fazê-lo. Seria legal se os suspeitos usuais, Mozilla e Opera Software, também entrassem nessa onda. Duvido que o Google lance Chrome para WinPhone.

Embora não tenha sido publicado abertamente na loja do Windows Phone, dá para baixar por meio do QR Code abaixo. Clique no botão do Bing, depois na função de câmera e aponte o aparelho para o código. Ele vai te levar à página de download. Dizem que funciona nos aparelhos Lumia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados