Início » Arquivos » Celular » MeeGo ressuscita dos mortos em fork feito por ex-funcionários da Nokia

MeeGo ressuscita dos mortos em fork feito por ex-funcionários da Nokia

Primeiro smartphone com Sailfish será apresentado em novembro.

Avatar Por

A Nokia matou o MeeGo, um sistema operacional bem interessante, em prol do Windows Phone. Os funcionários da companhia finlandesa que não gostaram da ideia fundaram outra empresa, a Jolla, que promete lançar o primeiro smartphone com um fork da plataforma móvel no próximo mês. O MeeGo nunca esteve tão vivo – no cerne do sistema Sailfish.

Em entrevista ao Wall Street Journal, o CEO da Jolla, Jussi Hurmola, disse que os trabalhos estão quase prontos para revelar ao mundo o primeiro aparelho com uma variação do MeeGo. Ele não dá muitos detalhes do que diferencia o Sailfish das demais plataformas. O sistema pode competir com Android, iOS e Windows Phone, além da plataforma baseada em HTML5 que a Mozilla vem desenvolvendo.

Investidores (fabricante de chip e operadora de telefonia entre eles) colocaram 200 milhões de euros na primeira rodada de financiamento da Jolla. A companhia baseada na Finlândia abriga mais de 50 funcionários, muitos deles vindos da Nokia. Somente em agosto foram 38 contratações.

O CEO explica que os recentes processos cruzados entre Google, Apple e Motorola trouxe às fabricantes de smartphones o receio de colocar algum sistema que possa custar mais caro no futuro. Sailfish será uma alternativa às plataformas graúdas do mercado.

Ainda não temos sequer uma captura de tela mostrando a interface do sistema nem fotos do primeiro smartphone com Sailfish. São só promessas até o presente momento.

Nokia N9 possui três telas principais

A Nokia lançou o Nokia N9 no país. Eu escrevi o review do aparelho e me surpreendi com o que vi. O conceito de ter sempre três “telas” principais me agrada muito. Uma vez que fechou parceria estratégica com a Microsoft, a giganta finlandesa abandonou o desenvolvimento do MeeGo. Hoje em dia somente Symbian e o sistema S40 recebem atualizações.

A Mozilla, responsável pelo navegador Firefox, também entrou na luta das plataformas móveis. O Boot2Gecko (B2G) fora anunciado no fim de 2011. Mais informações vieram em fevereiro deste ano, quando as primeiras imagens do sistema apareceram.

Sabemos que a Jolla tem entre seus planos distribuir o sistema Sailfish de graça para fabricantes. Vão explorar a publicidade em dispositivos móveis e o licenciamento de propriedade intelectual como forma de ganhar dinheiro.

Você cogitaria comprar um celular com sistema diferente de Android, iOS ou Windows Phone?

Penso que, se nestes aí, faltam aplicativos (em especial no Windows Phone por ser uma plataforma mais nova e menos visada pelos devs), imagine algo produzido por terceiros e sem a máquina de marketing que Google, Apple e Microsoft usam a seu favor.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Macedo C.
Meu C7 é bem fraquinho é roda MUITO bem o Nokia Belle, sem problema algum. Sem dúvidas o Nokia Belle é um dos melhores SO disponíveis do mercado.
Sauron
Olha, eu não sei como tem tanta gente aqui fanática pela Nokia, é quase como se a empresa nunca tivesse muito atrás de iOs e Android por anos! Eu caí na besteira de comprar um N8, achei bonito o design, e investi uma grana preta comprando o aparelho desbloqueado lá fora. Até hoje eu desejo não ter feito essa burrice. O hardware era show, a câmara até hoje não ficou desatualizada frente aos novos lançamentos, mas só tinha isso de bom. O sistema travava todo dia pelo menos uma vez, todo dia tinha que dar um reset pra coisas voltarem a funcionar, o scroll no app drawer era um lag só, o aplicativo de email vivia travando, outros não fechavam nem por um decreto, fora a lentidão para uma chamada aparecer quando tinha música tocando. Um dia o aparelho desligou e não voltou mais, pelo menos foi assim que eu fui introduzido ao Android, peguei emprestado da minha namorada um LG P350, com um hardware modesto, low end, mas o sistema em cima dele rodava fluido, sem engasgo ou travadas. Acabei comprando um Motorola Defy e hoje tenho um HTC One X, e sou um consumidor completamente satisfeito. Nokia nunca mais e o Symbian e MeeGo que apodreçam no esquecimento.
Gabriel Miller
Android *
Gabriel Miller
A questão realmente é a falta de apps ¬¬ , pq de interface, boa parte já enjoo de iOS e Adroid...
Andre Souza
Não deixa de ser uma boa idéia... se o N9 baixar a menos de 600 dilmas no Mercado Livre, claro! =P
Andre Souza
Pois é... depois que eu reli com calma deu até vergonha... rs. Mas gafes à parte, tenho muita vontade mesmo de enfiar uma CustomROM no Lumia920 e limar aquele treco colorido dumb-like do WP8... coisa de geek mesmo! ^^
Fer
= DDDDDDDDDD Se eles liberarem pra N9 e N8 (o N8 não vêm com MeeGo, mas pode ser instalado)... O MeeGo é incrível, a Nokia fez muito mal em abandoná-lo... Unificar as plataformas (Symbian e MeeGo) teria sido bem melhor, afinal, ela continua lançando aparelhos com Symbian em paralelo aos Lumias!
Thiago Sacramento
Olha eu sempre fui fan dos sistemas da Nókia até ela colocar o tal de WP, eu pensaria em ter um dispositivo com o Sailfish
Pierre Henrique
@Alberto Prado, Tão ruim quanto.
Ramon Melo
Eu ainda acho que a interface dele bate qualquer SO mobile atual.
Ramon Melo
Nunca foi lançado ao público.
Alberto Prado
Ou então, a interface pode ser única, sem se apegar ao estilo de um OS ou outro, e assim ser aplicada e todas as plataformas...
@leossoliveira
O Symbian é o pai de todos, a história é diferente.
Max Giudice
O MeeGo é um bom OS...
Claudio H.
Por HTML5, eu quero dizer o conjunto de funcionalidades que vem com ele, isto é, resumidamente HTML+CSS+Javascript. Me desculpe se me expressei mal. Quanto as bibliotecas, concordo em partes. Muitas coisas podem ser reutilizadas no código, e só na comunicação de fato com o OS é que entra a API própria. Ou seja, suas funções, sua lógica, seu algoritimo vai ser o mesmo, mas na hora se comunicar com o OS você troca a linha da API para a do sistema correspondente, por exemplo. O resultado é uma portabilidade quase que total (com exceção das divergências das APIS).
Exibir mais comentários