Segundo semestre de 2012. É a época que as operadoras correm para ver qual será a pioneira no lançamento comercial das redes de quarta geração. Com a tecnologia LTE, a Claro já realizou alguns testes – como esse que o TB acompanhou, em Campos do Jordão – e a Oi testou a tecnologia durante a Rio+20. Agora a operadora das duas vogais anunciou que se prepara para lançar sua rede até o final do ano.

Atualmente a Oi está realizando apenas testes. Até dezembro a operadora pretende abrir os testes para o consumidor final, nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Até abril de 2013, Fortaleza, Recife e Salvador seriam beneficiadas com a cobertura, que é algo previsto no cronograma de implantação do 4G estabelecido pela Anatel.

Uma grande surpresa foi a parceria que a Oi fez com a Samsung, que trarão juntas uma versão do Galaxy S III compatível com LTE. Esse é o segundo aparelho anunciado oficialmente no Brasil compatível com o LTE2600 – a Motorola saiu na frente e, junto à Claro, apresentou o Motorola RAZR HD no mês passado.

Apesar do surgimento do aparelho, o Convergência Digital apontou que a operadora irá focar inicialmente nos serviços de internet móvel, através do uso de minimodens para navegação em computadores. De acordo com o presidente da operadora, o preço não deverá agradar todo mundo por se tratar de uma tecnologia nova e com custo inicial de operação muito alto.

A Oi afirma também que testará o 4G na Futurecom 2012, evento de telecomunicações que acontecerá na próxima semana no Rio de Janeiro. O Tecnoblog estará lá e vai tentar testar a rede 4G da Oi também.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
Pelo menos aqui em Joinville que é considerado cidade de interior a Oi nem é tão ruim, eu pelo menos uso o serviço Velox, Fixo e Celular, não acho ruim! :] Não digo que não teve uma época ruim, entre 2009-2010 você tinha que rezar pra vim metade da velocidade paga, e celular constantemente sem sinal, de 2011 em diante melhorou e muito :)
Angelo Costa
A Oi sempre sai na frente em termos de novidade no mercado de telecomunicações, muita gente reclama mas eu tenho todos os serviços da #Oi ( 3G,Velox,Fixo,OiTv e móvel) é nunca tive problema, agora com a chegada do 4G acho que irá desafogar um pouco a rede 3G ... como se tratando de uma nova tecnologia seu preço irá ser um pouco " salgado " e pouca gente irá aderir de primeira ....
Yago G. Oliveira
Eu ví que só o modem 4G na Claro vai custar R$249 junto com o plano de (somente) 10Gb.
Arthur Medeiros
De que adianta ter 4G, meu Deus, se nem 3G decente tem?
viniciusghietti
a Oi nem lançou o 3G + (se saiu peço desculpas) e ja vai indo para o 4g... Vamos ver ano que vem, acho que ano que vem ja teremos as 4 teles com 4g. Ainda falta a Vivo e a Tim. Espero que com o 4g o valor do 3g caia, melhor o valor do 3g plus caia toh loco para assinar para pc mas no momento so quem tem 10gb pode ter o 3g plus #Tragico
Flávio de Souza
O 3G no Rio de Janeiro ainda é um Lixo. Quem dirá o 4G!!!
Bruno Cabral
Tomara que esse pioneirismo não custe os meus dividendos. Essas teles são péssimas em governança. Mais estou otimista, se o 4G for bem implementado, meus lucros podem triplicar, eu disse podem!!!
Fabio
Tenho até medo do preço de um plano 4G no Brasil.
rafaholanda
"..., o preço não deverá agradar todo mundo por se tratar de uma tecnologia nova e com custo inicial de operação muito alto."" e lá vamos nós....
Marcos Elias
Desanima tanto ver essas notícias, sabendo que nem o 3G atual é bem aproveitado no BR... Fora os limites de tráfego... De que adianta ter velocidade alta se o limite se esgota rapidinho? 4G no Brasil será pra gringo ver na copa, e só...
Carlos Eduardo
Oi, apesar de ser muito criticado pela sua má qualidade no serviço Velox, é ah primeira que saiu na frente com a 4G, espero que o sinal seja melhor que ah 3G de muitas operadoras ai que se diz ser ILIMITADA (Risos)
Turdin
Melhorando a qualidade e cobertura da minha 3g ( que é atualmente boa ) já estou feliz