Início » Arquivos » Celular » Marinha americana cria malware para Android capaz de mapear o interior de uma casa inteira

Marinha americana cria malware para Android capaz de mapear o interior de uma casa inteira

Avatar Por

Existe um braço da marinha americana chamado Naval Surface Warfare Center, que é um centro de pesquisa usado por esse braço das forças militares dos EUA. Essa semana eles anunciaram o desenvolvimento de um malware para Android e que tem um objetivo bastante nefasto. Chamado de PlaceRaider, o programa consegue, com o devido tempo, mapear completamente o lugar onde ele está.

Robert Templeman, um dos responsáveis pela criação do PlaceRaider, explicou o funcionamento do malware ao Technology Review. Ele disse que o programa funciona capturando fotos durante um tempo determinado enquanto também registra a orientação do aparelho, o horário e a localização com o GPS. Dessa forma ele “entende” a posição da foto, sabe quando ela foi tirada e ainda tem as coordenadas de localização. E com isso é possível criar um modelo 3D de onde o smartphone está.

Para testar o aplicativo, ele deu um smartphone infectado com o malware para 20 pessoas – sem que elas soubessem da sua presença. Templeman diz que, depois dos testes, foi possível criar um modelo 3D bem detalhado de todos os cômodos em que eles estavam. E com o devido tempo, seria possível até mapear uma casa inteira. Um desses exemplos está na imagem acima.

Além do potencial para descobrir os interiores de um cômodo, Templeman também diz que ele tem potencial para roubar dados financeiros. Em algumas das fotos era possível ver dados de cheques, cartões de crédito e outros itens que – se caíssem nas mãos erradas – poderiam fazer um grande estrago.

Ele foi criado para rodar nas versões 2.3 ou anteriores do Android é tão inteligente que, antes de capturar uma foto, ele coloca o aparelho no silencioso para que o usuário não ouça o som de obturador que muitos deles têm. Além disso ele também tem embutido um filtro que automaticamente descarta fotos borradas ou que estão escuras demais.

Aos que se interessarem pelo aplicativo e quiserem ler a pesquisa completa, há um PDF gratuito disponível nessa página.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcio Hoerlle Lopes
é vai que alguém pega você em pleno fapping :)
Websensor
Não vai demorar muito para esse malware cair em mãos erradas.
VanXucrute
No Android? Imagina quando isso aí estiver rodando como malware do ruindows? O que ia pegar de maluco batendo punheta na frente da tela...
Nikolay Kolegov
Qual é problema? Comprem algum celular mais barato que não tem câmera e gps. E esse malware não vai funcionar na sua casa :P
Renan A Mendonça
Mas no filme Batman ele transforma TODOS os celulares em antenas, e não só aqueles que utilizam câmera. Mas não deixa de ser excepcional o "aplicativo" que eles criaram, o único problema é como farão uso dele.
Fernando Calúdio
ei.... mas é pra isso que os smartphones servem ou nao,? um caminho natural.
André
Ah, legal. Me vê meia duzia desse malware, vou adorar ter minha residência e locais de trabalho mapeados e ainda ter informações pessoais roubadas. Onde posso adquirir? #irônia-level-100 Lá se foi a privacidade. Na verdade mais um veio de se perde-la né.
Fabio
Você leu o texto cowboy ? :D
Thiago de Almeida
se o Smartphone viesse com 2 microfones dava pra fazer isso...
Edmilson
Você costuma apontar a câmera do seu celular para você cagando e/ou com as calças arriadas? Medo... muito medo.
Tiago Gabriel
Nunca diga nunca para esses caras.
Tiago Gabriel
Depois dessa prevejo que a evolução desse programa será, criar uma mapa do local usando ondas sonoras, assim como o Demolidor faz. :-)
Dekamaster
Prevejo o lançamento de uma capinha pra telefone que tampe a camera e que você precise puxar uma alçazinha pra poder tirar as fotos XD
Pitter
Também sei!
Jackeline Dias
Quase cai para trás, esse malware é o mesmo que tinha no filme do Batman de 2005. Ninguém lembra? Até achei que o Rafael iria comentar, a diferença é que o malware do filme era por camera do celular.
Exibir mais comentários