Em meados de julho desse ano, a Valve finalmente deu fim a meses de especulação ao anunciar oficialmente a versão para Linux da sua plataforma Steam. Pouco depois, uma surpresa: a versão do Left 4 Dead 2 para Linux rodava mais rápido do que a versão para Windows. Ontem foi a vez da Valve anunciar quando deve abrir vagas para beta testers do Steam para Linux.

De acordo com o post no blog oficial da empresa, os testes internos com o Steam para Linux vai começar na semana que vem. Em seguida, também em outubro, a empresa abrirá mil vagas para beta testers externos, em modo privado – o que provavelmente quer dizer que os escolhidos não poderão publicar informações ou capturas de tela envolvendo os testes. Fuén.

Mock-up do Steam no Ubuntu | Crédito: ishouvik.com

A Valve também diz que quando o teste externo começar, o cliente vai oferecer suporte para a versão 12.04 do Ubuntu e antes de preencher as vagas será disponibilizada uma página para que usuários se candidatem. Nos testes, apenas um jogo estará disponível, mas a Valve não diz qual – o pessoal do Ubuntu-BR-SC especula, baseado no registro de descrição de conteúdo do Steam disponível na web, que esse jogo pode ser Portal 2. Mas é bem provável que seja Left 4 Dead 2,

Nos comentários do post, a empresa disse que ter ou não uma cópia do jogo Left 4 Dead 2 não vai influenciar a escolha dos usuários para o teste e um dos motivos para o teste externo é a possibilidade de testar a plataforma em uma variedade maior de combinações de hardware.

Com a abertura de mil vagas para usuários no Steam para Linux, a Valve deve ter espaço o suficiente para abrigar no teste todos os usuários do sistema. Ok, ok, é brincadeira, não me batam, é só brincadeira, calma.

Dica do leitor Julian Fernandes (@julian_fern) no Twitter. Valeu, Julian!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yuri Henriq
Só digo uma coisa... Esse pode ser o início de uma nova era, a era onde linux e gamers não irão ser separados por causa da M$!
diego oliveira
Tomara que consigam colocar o CSGO e Dota 2 que são os jogos que gosto atualmente...
Mario Junior
Onde me cadastro? \o/ \o/
Forbidden_404
https://wiki.archlinux.org/index.php/The_Arch_Way Muitas vezes a ideologia usada e pregada por um OS pode ser usada em qualquer coisa útil da sua vida, Kessler
Guilherme Macedo C.
Não, não é, pois o q está envolvido é um modelo de desenvolvimento e de negócio que gera repercussão na sociedade, principalmente, até, nas políticas públicas estratégicas. Há 2 anos atrás já falava sobre isso :P http://sinapseslivres.com.br/2010/11/linux-e-melhor-para-todos/
Kessler
Ter ideologia envolvendo um OS é a mesma coisa que ter ideologia sobre uma torradeira, uma geladeira, uma TV. É estúpido e, pior, chato pra caralho!
Renan
Mais estranho é ele ter vontade de ser demitido.
Forbidden_404
Estou esperando ansiosamente pela Steam for Linux, tenho 57 jogos na steam, grande parte com suporte ao Linux, falta apenas a Valve dar o ponto de partida, né? Muito mais do que pra quem gosta de jogar, a Steam vai trazer melhorias nos drivers gráficos, o que já é um avanço para qualquer usuário Linux, também vai chamar mais a atenção pro mercado, junto com a EA, quem sabe não comecem a rolar portes de jogos de renome para Linux, né? Afinal, rodar Skyrim no Wine é para poucos, mesmo que consigam, é meio tenso ter que rodar certos jogos no Wine... Principalmente para quem utiliza 64 bits, pra instalar o League of Legends tive que criar um chroot de 32 bits, compilar o wine beta, fazer milhares de remendos pra chegar, atualizar e quando tento colocar meu nick, dá erro... Steam é um avanço tanto para quem joga, quanto para quem não joga, e eu estou louco pra ser um dos 1000 users selecionados pro beta (Tá, não tem tanto usuário disputando, mas tamo ae :D)
Guilherme Macedo C.
O motivo de investir no Linux é abrir possibilidades para o Big Picture. Colocar um serviço em conjunto com um hardware cujo cerne é Linux é a melhor escolha, por não deixar a empresa dependente do Windows, e longe da loja Microsoft, que pode afetar seus negócios.
Forbidden_404
Né? A Valve dará suporte apenas ao Ubuntu agora, mas todos sabem que a steam será portada na hora pelos próprios usuários, no Arch Linux mesmo deve ser questão de horas
Forbidden_404
Pelo contrário, a maioria dos Humble Bundles NÃO liberam chaves para Desura, o segundo Bundle mais famoso, o Indie Royale, que é feito pelo pessoal da Desura até dá chaves (NOSSA, QUE INCRÍVEL), mas eles praticamente não colocam jogos para Linux, e mesmo assim, a maioria dos jogos de lá são chatos
fac_713198649
De todos usuários de Windows, quantos jogam? Dos que jogam, quantos assinam a Steam? De todos usuários de Linux, quantos jogam? Dos que jogam, quantos assinariam a Steam? Depois de alguns meses a Steam anuncia que irá abandonar o Linux por falta de assinantes e foca só no seu próprio console.
Guilherme Macedo C.
Considerando a cota de mercado do Linux em desktops, o número de compra é gigante no Humble Bundle. Mas a Valve tem carta na maga e o o nome é Big Picture. Se ela quer investir nesse conceito, é bom ela não ficar dependente do Windows e de sua loja própria.
Henrique Pinheiro
Uma vez que portaram o LFD2, já é meio caminho andado pra port de todos que usam a Source. Ou seja, todos os jogos da Valve desde HL2 :P
Henrique Pinheiro
I call bs. Inúmeros jogos indie disponibilizados no Steam tem suporte a Linux. Exemplo de 100% dos jogos comercializados no HIB até hoje -- dezenas. Isso pode até ser verdade para uma primeira etapa do teste, onde eles ainda não solicitaram aos devs os binários dos jogos para o sistema, mas antes do final do beta acho que é seguro afirmar que mais jogos serão disponibilizados. E também, muito estranho um funcionário da Valve ter só 4 amigos na sua conta do Steam, na minha opinião, claro.
Exibir mais comentários