Ao final de 2010 a Anatel anunciou que, para que celulares continuassem sendo vendidos na Grande São Paulo, seria necessário adicionar um nono dígito aos números. A mudança finalmente aconteceu no dia 29 de julho desse ano. Agora, as duas próximas cidades a passarem pelo mesmo processo já têm nome, segundo o que disse João Rezende, presidente da Anatel, ao G1.

Cariocas, acostumem-se com essas telas

A primeira delas será a região do Rio de Janeiro que tem DDD 21. A adição do 9 aos números deverá acontecer no começo de 2013 e logo após ela, o acréscimo do nono dígito vai acontecer na região com DDD 12 do Vale do Paraíba, no interior paulista. A região, que conta com 39 municípios ao todo, tem 158 números de celular para cada 100 habitantes.

Essa mudança deve afetar, segundo Rezende, cerca de 3,5 milhões de usuários de telefonia móvel. Assim como em São Paulo, números de telefone fixo ou Nextel permanecem inalterados.

A chegada de um nono dígito em celulares de uma cidade nem sempre acontece da forma mais suave. Durante o período de mudança em São Paulo, usuários do Whatsapp e iMessage enfrentaram problemas no envio de mensagens. E apesar da mudança ter acontecido há alguns meses, diversos sites e sistemas de bancos, por exemplo, ainda não se adaptaram para aceitar o nono dígito – algo que os cariocas provavelmente também enfrentarão.

Pelo menos eles já têm uma série de aplicativos para ajudar na transição.

Atualizado às 14:24 | Uma versão anterior desse texto dizia que o Vale do Paraíba tem a maior teledensidade do Brasil. Na verdade esse posto é ocupado pela região do DDD 71, na Bahia, que tem 198 acessos por 100 habitantes. O texto foi corrigido.

Dica do leitor Filipe Rokr (@filiperokr) no Twitter. Valeu, Filipe!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

tchones
Isso acontecia antes da portabilidade. Pelo menos em SP não dá mais para saber a operadora pelo começo do número... Eu mesmo estou com um telefone que começa com 79 (979 agora) e já passei pelo Oi, Tim e agora estou na Vivo.
Bruno Weler
Mas essa história de saber o número já começou a se diluir faz tempo... Principalmente com a portabilidade. O meu mesmo... Era Vivo (97) e agora é TIM .
Cibele Bastos
né?
Thanara Corrêa
bah, haha vai ser engraçado ver as operadoras perderem suas identidades por causa do nono dígito, por exemplo aqui em Joinville - SC todo mundo sabe que 84 é oi 89 é claro e assim por diante
Bruno Guerreiro
Também acho discador do WP estranho. Sei lá, o botão de 'discar' fica muito pequeno e espremido ali em baixo, além de destoar muito do próprio padrão dos números.
Vitor
Podemos citar estados inteiros (como o Acre). O Brasil tem uma grande desigualdade financeira.
Vitor
Bem, eu acho que o do Android é o mais minimalista, e mesmo que o do WP seja mais, existe um limite: o limite da feiura.
Diego Macan Gomes
Realmente ia ser facílimo decorar qual o código de área de cada bairro de São Paulo.
Diego Macan Gomes
Muito tosco mesmo...os botões parecem os botões do Windows 98...preferências de sistema a parte, o do Android realmente é o melhor.
Rodrigo Callado
Pq se aplicar no Brasil todo, há uma grande possibilidade de dar [email protected]#$, e ainda dever haver diversas localidades em que a inclusão do nono dígito é desnecessária
Rafael Silva
Mas o plano é esse mesmo. Só que a mudança precisa ocorrer paulatinamente, não pode ser de uma vez só.
Lucas Berquó
Porque ia aumentar mais do que 1 dígito na hora de alguém ligar pra alguns números dentro da mesma cidade.
TaylerPadilha
Por quê? É o discador mais minimalista de todos.
Paulo Cesar
por que esses gênios não criam um novo código de área..?
Bruna Mendes
Em reportagens sobre a Apple: "SAMSUNG/NOKIA É BEM MELHOR, CHUPA APPLE, SDHDSIF" Em reportagens sobre a Samsung/Nokia: "SAMSUNG/NOKIA É BEM MELHOR, CHUPA APPLE, SDHDSIF" Em reportagens sobre NOVO DÍGITO NOS NÚMEROS DE CELULAR ficar comparando as telas de discagem já é um pouco demais, não?
Exibir mais comentários