Texas Instruments desiste de fabricar processadores para smartphones e tablets

Paulo Higa
Por
• Atualizado hoje às 22:09

A Texas Instruments anunciou num encontro para investidores que está desistindo do mercado de processadores para smartphones e tablets. Também conhecida por suas calculadoras avançadas, a TI está em busca de “mercados mais estáveis e lucrativos no longo prazo” e vai focar seus esforços na produção de processadores para dispositivos embarcados.

Os processadores ARM da TI estão em vários smartphones e tablets, como Galaxy Nexus, Motorola RAZR, Nokia N9 e Kindle Fire. Mas a empresa parece não estar conseguindo competir com a gigante Qualcomm, que está produzindo chips poderosos como o Snapdragon S4 Pro. Outras empresas, como Apple e Samsung, estão desenvolvendo seus próprios chips em vez de contratar fornecedores como a TI.

Como lembra o GSMArena, os processadores TI OMAP têm uma grande desvantagem em relação aos chips da Qualcomm: eles não possuem modem 3G/4G integrado, então os fabricantes de smartphones e tablets precisam utilizar chips adicionais, que acabam consumindo mais energia e aumentam os custos de produção.

A partir de agora, o foco da Texas Instruments estará no desenvolvimento de chips para o mercado de dispostivos embarcados, que inclui clientes industriais e fabricantes de carros. A fabricante texana vai continuar oferecendo suporte para seus atuais clientes, mas não se sabe até quando.

Com informações: Reuters.

Atualização às 16h45, 08/10 | A Texas Instruments emitiu a seguinte nota sobre o assunto:

A Texas Instruments (TI) comunicou, durante um evento para investidores realizado nesta semana, que mantém o seu compromisso com a plataforma OMAP e com seus clientes. Estamos acelerando a expansão dos processadores OMAP para um conjunto mais amplo de aplicações embarcadas, para os setores automotivo, industrial, de comunicação, visão e robótica, a fim de aumentar a utilização do OMAP. Como o mercado de smartphones tem se tornado uma oportunidade a longo prazo menos atrativa para os produtos OMAP da empresa, a TI esta revendo os investimentos adequadamente, porém não existe mais detalhes no momento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados