Juiz eleitoral volta atrás: divulgar notícias (!) não prejudica candidato

Blog do Estadão pode republicar texto sobre Roberto Góes (PDT), candidato a prefeito em Macapá.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

O portal do Estadão está livre para publicar um post que, na semana passada, sofreu censura imposta pelo juiz eleitoral Adão Gomes de Carvalho. A advogada do candidato à prefeitura de Macapá, Roberto Góes (PDT), obteve na semana passada decisão favorável à remoção de um post que relembrava a história controversa do prefeito.

Em nova decisão, o mesmo juiz eleitoral voltou atrás no entendimento anterior (ainda bem). Agora ele entende que não há prejuízo para o candidato, uma vez que o jornal simplesmente trouxe a baila fatos da vida do político.

O juiz eleitoral convenceu-se depois de ler parecer do Ministério Público do Amapá em que a promotora eleitoral Rosemary Cardoso de Andrade pondera que “nesse período [de eleição] todos os candidatos estão em evidência”.

Post permaneceu no cache do Google

Sobre a liberdade de expressão da imprensa, a mesma promotora expressa a seguinte opinião sobre o assunto:

“É lícito e democrático que a imprensa (e quem mais faria?) mostre ao eleitor, ou pelo menos tente fazer isto, quem são os candidatos que estão disputando o pleito. (…) E quem entra na vida pública está exposto à avaliação pública. Se não está preparado para ser político em tempos de liberdade de expressão, então que mude de atividade.”

A defesa de Góes tem cinco dias após a publicação da sentença para recorrer. Caso o façam, precisarão de um argumento melhor do que aquele que dizia que “o direito de informar [do Estadão] pressupõe a divulgação de matérias contemporâneas”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados